Globalização econômica - Exercício 9ºano com gabarito - EF09HI32

Leia o texto abaixo:

A globalização acompanhada de mercados livres, atualmente tão em voga, trouxe consigo uma dramática acentuação das desigualdades econômicas e sociais no interior das nações e entre elas. Esse surto de desigualdade, especialmente em condições de extrema instabilidade econômica como as que se criaram com os mercados livres globais na década de 1990, está na base das importantes tensões sociais e políticas do novo século.

HOBSBAWM, Eric. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 11.

De acordo com o texto acima, uma das consequências que a globalização trouxe foi:

a) o isolamento das economias nacionais.

b) a diminuição dos fluxos migratórios.

c) a redução dos problemas ambientais.

d) o aumento da disparidade socioeconômica.

GABARITO COMENTADO

Objeto (s) de conhecimento
O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
Políticas econômicas na América Latina

Habilidade:
(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.

Justificativas

a)
A globalização promoveu uma maior interligação das economias nacionais, logo, tal alternativa está incorreta.

b)
Uma das consequências da globalização foi a intensificação dos fluxos migratórios (ao mesmo tempo, com o crescimento da xenofobia).

c)
Uma das consequências da globalização econômica foi o aumento dos problemas ambientais, logo, tal alternativa está incorreta.

d)
O texto aponta que a globalização intensificou as desigualdades sociais, logo, tal alternativa está correta. (CORRETA)


Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda as mudanças provenientes da globalização econômica na sociedade contemporânea. Caso a turma apresente rendimento insuficiente na resolução da questão, releia o trecho com os alunos, auxiliando-os a solucionar possíveis dificuldades de interpretação. Relembre aos alunos quais são os pontos positivos (facilidade de comunicação, deslocamento, etc.) e negativos (problemas ambientais, desigualdade social) provenientes da globalização e procure construir um diálogo com a turma de forma coletiva e colaborativa. Dessa forma, os alunos poderão compreender melhor o processo de globalização em sua complexidade, levando em conta os seus pontos positivos e negativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário