Movimento indígena - Exercício 9ºano com gabarito - EF09HI36

Leia o texto a seguir.

A ocupação indígena do plenário da Câmara no dia 16 de abril de 2013 – início da semana de mobilizações políticas que reuniriam cerca de setecentos índios em eventos em torno do dia 19, "dia do índio" – já é um fato histórico. Índios de várias etnias, pelo ímpeto da entrada e pela figura inusitada naquele ambiente, puseram para correr amedrontados parlamentares presentes na casa. […] A ocupação foi o ápice das ações do movimento indígena que, a despeito de sua heterogeneidade política e de associações, vem agindo para tornar visível a posição de sujeito dos índios na luta por suas terras.

CAPIBERIBE, Artionka; BONILLA, Oiara. A ocupação do Congresso: contra o quê lutam os índios? Estudos avançados, São Paulo, v. 29, n. 83, 2015.
Disponível em:
<www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000100293&lng=en&nrm=iso>.

O trecho acima trata do movimento indígena no Brasil atual. Com base no texto, o motivo pelo qual os povos indígenas ocuparam a Câmara foi para reivindicar:

a) a abolição do Dia do Índio.

b) a uniformização das culturas.

c) a demarcação de suas terras.

d) a exploração da Amazônia.

GABARITO COMENTADO

Objeto (s) de conhecimento:
Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional

Habilidade:
(EF09HI36)
Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Observações:
Abordar, preferencialmente, as lutas dos negros e dos indígenas no Brasil atual.

Justificativas

a)
O trecho comenta que ocorreram mobilizações indígenas no Dia do Índio, no entanto, os povos indígenas não reivindicam a abolição desse dia, como afirma a alternativa.

b)
Os povos indígenas têm como uma de suas reivindicações a preservação de suas culturas, e não a uniformização delas, como sugere a alternativa.

c)
O aluno identifica corretamente que os povos indígenas ocuparam o plenário da Câmara dos Deputados para reivindicar a demarcação de suas terras. (CORRETA)


d)
Os povos indígenas são um dos maiores defensores da preservação da Amazônia, logo não defendem a sua exploração, como sugere a alternativa.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda o movimento indígena em nossa sociedade, especialmente como as mobilizações desse movimento têm se organizado no Brasil contemporâneo. Caso a turma apresente rendimento insuficiente na resolução da questão, releia o trecho com os alunos, auxiliando-os na compreensão.

Converse a respeito do movimento indígena no Brasil e quais são suas reivindicações (demarcação de terras, saúde, educação bilíngue, representação política, preservação de suas culturas). É importante que os alunos compreendam que existem diferentes povos indígenas em nosso país e que eles devem ser tratados com respeito à sua diversidade, bem como que a luta por uma sociedade que inclua todas as pessoas depende de todos nós. Dessa forma, espera-se que o aluno construa uma visão plural e inclusiva da sociedade brasileira contemporânea.

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