Preposição - Regência nominal - Exercício com gabarito (EF69LP56) Tecnologia na infância

Leia o trecho de uma reportagem sobre a tecnologia na infância.

O tempo que o pequeno passa sozinho, de cara na tela, não ajuda em nada disso. Pelo contrário. “Ele dificulta o desenvolvimento da empatia e do autocontrole e a capacidade de lidar com relacionamentos”, diz o neuropediatra Erasmo Casella, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

Tecnologia na infância: qual o limite?
Disponível em:
<https://saude.abril.com.br/familia/tecnologia-na-infancia-qual-o-limite/>.

O trecho marcado indica o uso de preposição como complemento de um nome. Assim como no exemplo, a opção que faz uso inadequado de preposição na regência nominal é a seguinte:

a) O ator esqueceu-se do compromisso.

b) Não puderam assistir ao filme que lhes fora recomendado.

c) Esperar a chuva passar é preferível do que ir embora nesse temporal.

d) Todos nós deveríamos obedecer os conselhos da razão.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto(s) de conhecimento:
Variação linguística

Habilidade:
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Grade de correção

a
O aluno não reflete adequadamente sobre o uso da regência do verbo esquecer, não reconhecendo a necessidade do uso da preposição “de” somente quando o verbo é pronominal (esqueceu-se do compromisso).

b
O aluno reflete adequadamente sobre o uso da regência do verbo assistir, reconhecendo a necessidade do uso da preposição “a” quando esse verbo tem o sentido de “presenciar”. CORRETA

c
O aluno não reflete sobre o uso da regência nominal em “preferível”, não reconhecendo que o uso da preposição “do” é inadequado. Apesar de usado na fala coloquial, segundo a norma-padrão, o termo “preferível” vem acompanhado da preposição “a”. A sentença, portanto, deveria ser “Esperar a chuva passar é preferível a ir embora nesse temporal”.

d
O aluno não reflete adequadamente sobre o uso da regência verbal em “obedecer ”, não reconhecendo a necessidade do uso da preposição “a”.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Trabalhe com os alunos os tipos de regência nominal mais comuns na fala coloquial. Uma boa estratégia é utilizar transcrições de fala presentes no Projeto Nurc. Após analisar e reconhecer os usos de regências presentes nos trechos transcritos, pode-se pedir a conversão para a linguagem padrão como exercício. Pode-se aproveitar essa estratégia para rever outros conteúdos trabalhados no bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário