Primavera Árabe - Exercício 9ºano - A importância da internet e das redes sociais (EF09HI33)

Leia o texto:

[…] a facilidade de comunicação – e consequentemente, de organização – proporcionada pelos telemóveis e pela internet tem sido inegável. Mas, ao contrário do que têm sugerido alguns observadores, não foi um fator determinante. Ou seja, nem a tecnologia dos telemóveis nem a internet […] foram essenciais para o sucesso das manifestações na Tunísia ou no Egito. Com efeito, em ambos os países os dois tipos de serviço foram bloqueados pelas autoridades durante, pelo menos, parte do período das manifestações, o que não fez abrandar de forma alguma o seu crescimento.

JOFFE, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. Relações Internacionais, Lisboa, n. 30, p. 85-116, jun. 2011. 

O texto acima trata da Primavera Árabe. Com base nessa leitura, explique qual foi a importância da Internet e das redes sociais para o movimento.

GABARITO COMENTADO

Objeto(s) de conhecimento:
O fim da Guerra Fria e o processo de globalização

Habilidade:
(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Observações:
Trabalhar aspectos do uso da internet como a difusão de notícias falsas e o papel das redes sociais em acontecimentos como a Primavera Árabe e os protestos de 2013 no Brasil.

Grade de correção


O aluno identifica que o autor aponta que a internet e as redes sociais facilitaram a comunicação e organização das pessoas, mas ressalta que elas não foram determinantes para o sucesso do movimento.

X
O aluno não identifica a importância da internet e das redes apontada pelo autor. O aluno não responde ao comando do enunciado ou não se atém à explicação elaborada.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda o papel das redes sociais nas sociedades contemporâneas, especialmente como essas ferramentas também podem adquirir um significado e uso político. Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, releia o trecho com eles, auxiliando em sua interpretação. Relembre verbalmente aos alunos o que foi a Primavera Árabe e de que modo as redes sociais foram utilizadas nesse movimento. Converse com os alunos sobre como a internet facilita a comunicação e a troca de informações, mas aponte que o uso dessas ferramentas deve ser feito com cuidado e atenção. Converse sobre os diferentes usos que a internet pode proporcionar: conversar com amigos, pesquisar, jogar jogos e até mesmo organizar manifestações. Dessa forma, os alunos poderão compreender a importância que a internet tem na atualidade, tanto para agregar quanto para dividir as pessoas. Pode-se aproveitar para discutir essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário