União Soviética - Crise econômica - Exercício 9ºano com gabarito (EF09HI28)

Leia o texto:

Diferentemente dos Estados Unidos, onde seus aliados eram robustos, como a Comunidade Econômica Europeia e o Japão, no lado da União Soviética, seus aliados jamais esboçariam comportamento similar. Além disso, não se poderia menosprezar que a corrupção, a crise ecológica e a desilusão sobre o potencial produtivo do seu modo de produção contribuiriam para explicar o seu desmoronamento, ao reforçar a sua estagnação socioeconômica.

ARRAES, Virgílio Caixeta. Guerra do Golfo: a crise da nova ordem mundial. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília , v. 47, n. 1, p. 112-139, 2004 .

Nos anos 1980, a União Soviética encontrava-se em uma grave estagnação econômica. Identifique as razões para essa estagnação, segundo o trecho acima.

GABARITO COMENTADO 

Objeto(s) de conhecimento:
A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba

Habilidade:
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.

Grade de correção


O aluno identifica que o autor aponta que as causas para tal estagnação era a falta de aliados robustos economicamente, a corrupção, a crise ecológica e uma desilusão sobre o potencial produtivo.

X
O aluno não identifica as razões apontadas pelo autor. O aluno não responde ao comando do enunciado ou não se atém à explicação elaborada.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda a crise econômica vivida pelo bloco soviético, especialmente na década de 1980. Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, releia o trecho com os alunos, chamando-lhes a atenção para os pontos principais. Aponte para a turma que o autor estabeleceu uma comparação entre os blocos socialista e capitalista, mostrando que o bloco liderado pelos estadunidenses possuía uma capacidade econômica maior que o liderado pelos soviéticos, especialmente pela robustez econômica de seus aliados. Peça aos alunos que indiquem verbalmente, a partir das conclusões da discussão, quais são as razões apontadas pelo autor e que teriam contribuído para a estagnação econômica e que justifiquem sua resposta. Dessa forma, espera-se que todos compreendam algumas das motivações da crise econômica que afetou a União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário