Xenofobia - Exercício com gabarito 9ºano (EF09HI35)

Leia o texto:

Mesmo na Europa, berço histórico das nações e do nacionalismo, e, em menor grau, em países como os Estados Unidos, formados em grande parte pela imigração em massa, a nova globalização de movimentos reforçou a longa tradição popular de hostilidades econômica à imigração em massa e de resistência ao que se vê como ameaças à identidade cultural coletiva.

HOBSBAWM, Eric. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 91.

Identifique o problema encontrado em muitas sociedades contemporâneas tratado no trecho acima.

GABARITO COMENTADO

Objeto(s) de conhecimento:
Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional

Habilidade:
(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

Observações:
Trabalhar, por exemplo, o 11 de Setembro e a xenofobia contra muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa.

Grade de correção


O aluno identifica que o trecho trata da questão da xenofobia, ou seja, a aversão a estrangeiros e seus descendentes. Muitas vezes, a xenofobia motiva atos de violência contra essas populações.

X
O aluno não identifica o problema retratado no trecho, não responde ao comando do enunciado ou não se atém à explicação elaborada.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão aborda o problema da xenofobia, encontrada em diferentes sociedades contemporâneas. Caso a turma apresente rendimento insuficiente na resolução da questão, releia o trecho com os alunos, auxiliando-os em sua interpretação. Caso ainda assim os estudantes não consigam interpretar o conteúdo do trecho, indique que nele está sendo abordada a questão da xenofobia. Conceitue o termo e peça aos alunos que registrem a definição em seus cadernos. A partir daí, busque conversar com a turma sobre o assunto. Pergunte-lhes se conhecem casos em que isso ocorreu e estimule-os a refletir como se sentiriam se fossem maltratados caso estivessem morando ou visitando outro país. Paute a conversa pela defesa à diversidade e o respeito ao outro, buscando passar a ideia de que a construção de uma sociedade baseada no respeito depende de todos. Dessa forma, esperase que os alunos construam uma visão diversa e plural, contrária à xenofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário