Analisar o acaso em situações do cotidiano - Atividade 4ºano com gabarito para imprimir

ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Questão 1
Esta questão avalia a capacidade do aluno de classificar eventos envolvendo o acaso em situações do cotidiano, incitando o aluno a classificá-los entre prováveis ou improváveis de ocorrer. 

Resposta: Branca; Preta.
Nesta questão, o aluno precisa compreender o contexto expresso pelo enunciado e, em seguida, estabelecer o conjunto de todas as opções possíveis, procurando avaliar quais elementos fazem parte ou não deste conjunto. Há também a chance de que o aluno não tenha se apropriado do termo “provável” e, por isso, erre o exercício.

Questão 2
Esta questão avalia a capacidade do aluno de analisar o acaso em situações do cotidiano, incitando o aluno a avaliar quais têm mais chances de ocorrer.

Resposta: Alternativa C.
O aluno que optar pelas demais alternativas provavelmente não conseguiu refletir sobre a informação apresentada ou não se apropriou da noção de maior ou menor chance. O aluno que assinalou a alternativa B, por exemplo, pode ter considerado que a chance de João ganhar é maior pelo simples fato de que ele é quem irá realizar o sorteio.

Questão 3
Esta questão avalia a capacidade do aluno de analisar o acaso em situações do cotidiano, incitando os alunos a avaliar quais têm mais chances de ocorrer.

Resposta: Montagem; maior; igual.
O aluno precisa comparar a quantidade de funcionários em cada setor e interpretar o fato de que aqueles que são maioria na comparação têm mais “chances” de serem sorteados. O aluno que errar possivelmente não conseguiu estabelecer esta relação e, consequentemente, não compreendeu a ideia de maior, menor ou mesma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário