Atividade de Arte com argila 1ºano fundamental - Esculturas vivas

 

ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Por meio da escultura é possível relacionar corpo e matéria, tanto ao considerar-se escultura viva, em que o corpo é suporte da obra, como ao considerar-se a execução da escultura, a qual exige o emprego do corpo para manusear, por exemplo, o barro.

Objetivos de aprendizagem
Experimentar a concepção de escultura corporal pela manipulação de membros do corpo humano vivo e pela manipulação da argila. Reconhecer a concepção de escultura por meio de alguns exemplos e compreender como a materialidade da argila permite moldar e transformar o mundo.

Esta sequência tem como objetivo explorar, na unidade temática artes visuais, os seguintes objetos de conhecimento e as respectivas habilidades:

Elementos da linguagem -- (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Materialidades -- (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Processos de criação -- (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade e (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Recursos e materiais necessários
Lápis preto, lápis de cor, papel sulfite ou cartolina, argila, papelão e pote com água.

Referências para imagens e vídeos de trabalho com barro
Bonecas Ritxòkò, povo indígena Karajá.
Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/82

Nenhum comentário:

Postar um comentário