Atividade lúdica de História 7ºano - Idade Média - EF07HI01, EF07HI07 - Transição feudalismo/capitalismo

PROPOSTA DE ATIVIDADE COMPLETA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

O jogo bancário da Idade Média

A atividade a seguir consiste em um jogo que busca simular as dificuldades enfrentadas pelos mercadores no final da Idade Média. Busca-se estimular os alunos a refletir sobre a necessidade de unificação das moedas, impostos e medidas na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Essa sequência didática também poderá contribuir na compreensão dos alunos para a importância da unificação dos Estados Nacionais e como ocorreu a relação simbiótica entre a burguesia e os reis.

Objetivos de aprendizagem
Identificar a importância de unificação de pesos e medidas para o comércio.
Compreender como a burguesia se beneficiou com a unificação dos territórios e do poder nas mãos do rei.

Objeto de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. 

Habilidade trabalhada: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão, com base em uma concepção europeia.

Objeto de conhecimento: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.

Habilidade trabalhada: (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

Tempo previsto
100 minutos (2 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Recursos didáticos
Caderno, lápis de cor, caneta hidrocor.
Papel-cartão, cartolina.
Estimular os alunos a usar materiais recicláveis: caixas de leite, garrafas PET de variados tamanhos, isopor que acompanha alguns alimentos, embalagens de alimentos, caixas de papelão, palitos de sorvete etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário