Atividades com gráficos e tabelas 4ºano para imprimir - Gabarito

 


GABARITO COMENTADO

Questão 1
Esta questão avalia a capacidade do aluno de ler, interpretar e construir gráficos de colunas e tabelas.
Resposta: tabela: Esconde-esconde: 9; Amarelinha: 5; Pega-pega: 7; Pular corda: 3. Completar o gráfico com o nome das brincadeiras nessa mesma ordem, da esquerda para a direita.
Os alunos podem errar na contagem do registro. Caso outros tipos de erro aconteçam, significa que o aluno, possivelmente, não compreendeu as relações tanto entre a tabela e os dados não convencionais, quanto entre a tabela e o gráfico.

Questão 2
Esta questão avalia a capacidade do aluno de ler e interpretar dados expressos em gráficos de barras horizontais.
Resposta: de cima para baixo: 55; maio; outubro; não; dezembro.
No primeiro item, os possíveis erros podem decorrer da própria contagem dos dados ou da estratégia adotada para realização do cálculo. Os demais itens pedem a análise dos dados do gráfico. Em questões como essa, o erro pode demonstrar o desconhecimento ou os equívocos do aluno na leitura dos dados em forma de gráfico de barras horizontais.

Questão 3
Esta questão avalia a capacidade do aluno de ler e interpretar dados expressos em gráficos de colunas.
Resposta: Alternativa D.
O aluno precisa ler o gráfico e identificar duas colunas de mesmo tamanho. Nesse sentido, a opção pela alternativa C pode demonstrar que o aluno não conseguiu interpretar os dados tais quais foram propostos. Ao escolher as alternativas A e B, os alunos podem demonstrar uma falha na comparação das alturas das colunas, uma vez que são muito próximas. No entanto, o aluno poderia se pautar na informação numérica apresentada no eixo vertical para validação ou não da sua hipótese. 
Questão 4
Esta questão avalia a capacidade do aluno de criar gráficos de barras a partir de dados obtidos em uma pesquisa.
Resposta: Espera-se que o aluno complete o gráfico pintando da seguinte forma: 10 quadrinhos para o bolo, 8 quadrinhos para o pudim, 11 quadrinhos para o sorvete, 7 quadrinhos para a torta doce e 5 quadrinhos para a salada de frutas.
Ele ainda deve criar um título para o gráfico como “Quantidade de sobremesas vendidas em certo dia pela padaria Bom Apetite” e inserir a fonte que forneceu as informações: Dados fornecidos pela Padaria Bom Apetite.
Esta questão verifica não somente a transposição de dados de uma tabela para um gráfico, mas também se o aluno compreendeu os demais elementos que compõem o gráfico. Algum aluno pode inverter os valores, possivelmente por desatenção ou pintar os quadrinhos aleatoriamente, mostrando possivelmente que não compreendeu a construção do gráfico ou a sua relação com os dados apresentados no quadro. 


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