Leitura e interpretação de mapas 6ºano - Apostila com atividades diversas

GABARITO - Apostila no final da página 

1. Alternativa c.

Pode-se apresentar um planisfério e comentar cada alternativa da questão, mostrando aos alunos quais são as incorretas e qual é a correta.

2. sul; norte; ocidental.
Nesta atividade, espera-se que os alunos completem as frases corretamente. Caso os alunos apresentem dificuldades em responder, mostre um globo e peça que o observem para responder à questão.

3. Kigali – África; Berlim – Europa; Camberra – Oceania; Buenos Aires – América; Tóquio – Ásia. 

4. Alternativa d.
Se necessário, faça a leitura do mapa com os alunos, levando-os a perceber qual alternativa é a correta. Pode-se pedir que corrijam as alternativas incorretas.

5. 1. Rússia; 2. Canadá; 3. China; 4. Estados Unidos; 5. Brasil
Espera-se que os alunos reconheçam os países de maior extensão territorial. 

6. Foi um acordo assinado entre portugueses e espanhóis para dividir as terras americanas.
Nesta atividade, espera-se que os alunos descrevam o objetivo do Tratado de Tordesilhas. Caso apontem outras respostas, peça que as justifiquem. 

7. A primeira divisão das terras brasileiras foi feita em faixas, as capitanias hereditárias. Atualmente o Brasil é dividido em 27 unidades federativas.
Espera-se que os alunos percebam as diferenças entre a primeira divisão das terras brasileiras e a atual, estabelecendo comparações.  

8. Alternativa b.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça que justifiquem sua resposta. 

9. V – V – F – F.
Nesta atividade, é importante que os alunos identifiquem quais são as frases verdadeiras e quais são as falsas. 

10. Alternativa b.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça que justifiquem sua resposta. 

11. Alternativa c.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça que justifiquem sua resposta. 

12. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sua função é fornecer informações e dados estatísticos oficiais sobre o Brasil.
Espera-se que os alunos identifiquem o papel e a importância do IBGE. 

13. Alternativa b.
É importante que os alunos percebam que a regionalização foi feita usando o critério das atividades produtivas pelo nome que as áreas recebem, neste caso. Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça que justifiquem sua resposta e verifique a pertinência. 

14. Verifique a pertinência da resposta dos alunos.
Nesta atividade, espera-se que os alunos localizem a região onde vivem. 

15. Os alunos devem circular o mapa 2.
Espera-se que os alunos diferenciem e identifiquem as regiões geoeconômicas das grandes regiões do IBGE. 

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