Atividades sobre a Revolução Francesa 8ºano com gabarito EF08HI04

 

1. Identifique qual alternativa preenche corretamente as lacunas do texto a seguir sobre revolução e nacionalismo:

A ____________________ marcou uma mudança decisiva na história do ______________ europeu. Até aquele momento, os sentimentos de união e ____________ estiveram vinculados a uma determinada ____________ ou à figura do rei e das respectivas monarquias. Com a Revolução, a lealdade ao monarca foi substituída pela lealdade à ___________.

(a) Revolução Francesa, nacionalismo, identidade, religião, nação

(b) Revolução Francesa, racionalismo, identidade, nação, religião

(c) Revolução Industrial, nacionalismo, amor, crença, Igreja Católica

(d) Revolução Industrial, racionalismo, afinidade, religião, assembleia nacional

(e) Revolução Socialista, criacionismo, compaixão, ideologia, fé

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Alternativa A

A questão explora os conceitos de nação e nacionalismo a partir da vitória da Revolução Francesa, que rompeu com a noção de súditos do Estado monárquico e criou a noção de cidadania, identificada pela sensação de pertencimento a um mesmo território e a uma nação. As alternativas B, C e D, se escolhidas pelos alunos, revelam uma apreensão parcial dos conceitos discutidos, indicando a necessidade de um reforço no estudo de tais conteúdos. A alternativa E está bem distante dos conceitos trabalhados. 

2. Leia um trecho do discurso de Robespierre, apresentado à Convenção Nacional (1792-1795) e responda à questão a seguir:

“Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.”

Esse discurso foi pronunciado em um dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Como esse período ficou conhecido e quais foram suas características mais importantes? 

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

A questão aborda as especificidades do processo revolucionário francês e destaca o período conhecido como Terror (1792-1795), marcado pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização, responsáveis por criar uma atmosfera de guerra contra as nações absolutistas europeias e, em contrapartida, de reação da nobreza francesa contra a República recém-instaurada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário