Brincadeiras e histórias do Folclore - Atividade de Arte 1ºano BNCC

 

ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Brincadeiras e histórias fundam e formam o espaço onde se vive. Daí que, ao buscar suas raízes, em narrativas expressas por meio de cantigas e histórias do folclore, o indivíduo consegue encontrar uma parte de si mesmo. Além disso, na brincadeira essas narrativas expressam-se.

Objetivos de aprendizagem
O objetivo desta sequência didática é propor, por meio de brincadeiras, jogos teatrais e contação de histórias, a aproximação com o universo teatral. Para alcançá-lo, aborda-se o folclore, considerando os conhecimentos prévios dos alunos e histórias coletadas com familiares e outras pessoas do convívio.
Para isso, esta sequência visa a explorar três unidades temáticas: artes visuais, teatro e artes integradas.

Na unidade temática artes visuais, são explorados os seguintes objetos de conhecimento e a(s) respectiva(s) habilidade(s):

Elementos da linguagem -- (EF15AR02)
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Materialidades -- (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Processos de criação -- (EF15AR05)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade e (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Na unidade temática teatro, são explorados os seguintes objetos de conhecimento e a(s) respectiva(s) habilidade(s):

Elementos da linguagem -- (EF15AR19)
Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

Processos de criação -- (EF15AR20)
Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Na unidade temática artes integradas, são explorados os seguintes objetos de conhecimento e a(s) respectiva(s) habilidade(s):

Matrizes estéticas e culturais -- (EF15AR24)
Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Arte e tecnologia -- (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Recursos e materiais necessários
Lápis preto, lápis de cor, papel sulfite ou cartolina, tecido colorido, como retalhos, roupas e fantasias velhas ou recortes de tecido não tecido (TNT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário