Contexto histórico criação da CEI - Exercício 9ºano com gabarito

Com a desagregação da União Soviética em 1991, a Rússia articulou, junto às repúblicas que tinham integrado a URSS, a criação da CEI. Porém, nem todas aderiram ao bloco. Aponte algumas das causas dessa recusa.

Analisar o contexto histórico da criação da CEI e os motivos da não adesão de algumas repúblicas da extinta União Soviética ao bloco. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE08 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Essa questão avalia a compreensão do contexto da criação da CEI e dos motivos econômicos ou impasses geopolíticos que levaram algumas repúblicas da extinta União Soviética a não aderir ao bloco.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que alguns países, como Estônia, Letônia e Lituânia, rejeitaram o ingresso no bloco com o objetivo de se aproximar do Ocidente e se afastar da influência russa, aderindo à União Europeia e à Otan. A Geórgia aderiu ao bloco, mas o abandonou em 2008, por causa da invasão de seu território por tropas russas que visavam dar apoio às províncias separatistas pró-Rússia desse país. 

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a explicação acerca do contexto histórico do fim da União Soviética e da Guerra Fria. Comente que a CEI foi criada para fortalecer e unir os países que foram repúblicas da extinta URSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário