Destino do lixo - Atividade 7ºano com gráfico e gabarito

 

Fonte: IBGE. Censo 2010.

Analise o gráfico acima para responder à questão.

Leia as seguintes afirmações:

I. O estado do Amazonas apresenta um dos menores índices de lixo coletado diretamente por serviço de limpeza.

II. O estado do Rio Grande do Sul possui maior índice de lixo coletado diretamente por serviço de limpeza na região Sul.

III. Poucos são os lixos enterrados no Distrito Federal, ao contrário dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Assinale a alternativa que contém apenas as afirmações verdadeiras:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I, II e III.

e) III.

Habilidades
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

Gabarito: b

Comentário para o Professor
A proposta é que a questão possa gerar discussões não apenas sobre o destino do lixo, mas também acerca do consumismo e dos materiais de que é feita e embalada boa parte dos produtos que se tornam descartáveis depois de utilizados. A prática de queimar o lixo chama a atenção e pode-se discutir as causas dessas ações e seus impactos. Verifique se os estudantes identificaram que a ordem dos estados segue as regiões, na sequência: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, podendo, a partir da divisão regional, haver um aprofundamento da análise: o Sudeste com maiores índices de lixos coletados por serviços de limpeza, enquanto na região Norte tal índice é bastante inferior. É possível solicitar aos estudantes que observem e registrem os destinos dados ao lixo, tanto na moradia como na escola e, a partir daí, continuar o trabalho sobre o assunto.

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