Diversidade cultural - Atividade 2ºano - EF02GE01, EF02GE02

Título: Valorizando a diversidade cultural
Duração: 2 aulas

O objetivo desta sequência didática é que os alunos reconheçam pessoas com modos de vida diferentes no bairro onde moram quanto à maneira de se vestir e de se alimentar, à crença religiosa, ao idioma, aos costumes e tradições, entre outros. Com isso, os alunos serão estimulados a respeitar e a valorizar a diversidade de culturas com as quais convivem em seus espaços de vivência.

Objetivos de aprendizagem
Convivência e interações entre pessoas na comunidade – (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

Recursos e materiais necessários
Caderno, lápis preto, borracha, planisfério ou globo terrestre, lousa, giz, imagens de revistas, projetor.

Desenvolvimento

Aula 1
Duração:
uma hora-aula
Organização dos alunos: em círculo

Organize, com a ajuda dos alunos, as carteiras da sala em círculo. Depois que eles se sentarem, oriente-os a observar uns aos outros, atentando-se às características físicas de cada um. Em seguida, solicite que cada um dos alunos descreva uma característica do colega ao lado de que gosta, como a cor dos olhos e da pele e a cor e o tipo do cabelo. Cada aluno deve se dirigir à sua esquerda para falar de uma característica diferente do colega com relação a si. Deve também se dirigir à sua direita para falar de uma característica semelhante do colega com relação a si. Realize a dinâmica de modo que todos participem uma vez. É importante garantir que não haja constrangimento entre os alunos e qualquer tipo de julgamento em relação à aparência física. A intenção dessa atividade é ressaltar as características imediatas e não promover comparações ou fazer menções a questões subjetivas relacionadas à beleza, por exemplo. Ressalte a importância de se valorizar as diferenças e as semelhanças entre as pessoas. 

Com os alunos ainda sentados em roda, solicite que digam seu nome e sobrenome. Anote essas informações na lousa. Chame a atenção dos alunos para a diversidade de sobrenomes citados e conclua dizendo que os sobrenomes, em muitos casos, indicam o país de origem de uma família.

Encerre a atividade solicitando que os alunos conversem com seus familiares sobre a origem de seu sobrenome. Para essa conversa, instrua-os a anotar as informações obtidas no caderno para que, na próxima aula, elas sejam apresentadas aos demais.

Aula 2
Duração:
uma hora-aula
Organização dos alunos: individual

Pesquise previamente imagens de bairros em sua cidade marcados pela influência de imigrantes. Leve as imagens impressas ou digitalizadas para serem projetadas, se o recurso estiver disponível.

Nesta aula, os alunos apresentarão para o restante da turma o resultado da conversa que tiveram com seus familiares. Na lousa, escreva o sobrenome de cada aluno, seguido de seu país de origem. Explique a eles que existem sobrenomes bastante comuns no Brasil, como Silva, Souza, Santos e Oliveira. Mostre um planisfério ou um globo terrestre e identifique cada país mencionado por eles.

Comente com os alunos que muitos sobrenomes de origem estrangeira são de imigrantes que vieram ao Brasil, como italianos, alemães, japoneses, sírios e libaneses. Diga que, para se ajudarem e por causa do idioma comum, esses imigrantes se estabeleceram em moradias que ficavam na mesma região, dando origem a bairros com características predominantes na sua cultura, como tipo de construções, organização de festas típicas, culinária e modo de vida dos moradores.

Mostre aos alunos exemplos de bairros com essas características.

Peça aos alunos que observem a paisagem dos lugares retratados e identifiquem, em conjunto, aspectos marcantes da presença da cultura de outros povos.

Aferição de aprendizagem

Avalie se os alunos compreenderam que no lugar onde vivem há pessoas que vieram de outras partes do Brasil ou de outros países e que preservam hábitos e costumes de seu lugar de origem.

Verifique se eles entenderam a importância de valorizar o modo de vida e a cultura de diferentes pessoas com as quais convivem em seus espaços de vivência.

Questões para auxiliar na aferição

1. No bairro onde você mora estão presentes aspectos da cultura de populações ou pessoas que vieram de outras partes do Brasil? Como você chegou a essa conclusão?

2. Conte como podemos valorizar os costumes, as tradições e o modo de vida de diferentes pessoas com que você tem contato em seu dia a dia.

Gabarito das questões

1. Respostas pessoais.

2. Resposta pessoal.

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