Objetivos de aprendizagem: Analisar, por meio de relatos orais e escritos, as transformações espaciais ocorridas no espaço de vivência.
Objeto de conhecimento: Mudanças e permanências.
Habilidade trabalhada: (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)
Materiais necessários: Papel pautado, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, fita adesiva e bola.
Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie antecipadamente uma bola, que pode ser de qualquer tipo (futebol, vôlei, plástico, entre outros).
Inicie a aula pedindo que os alunos sentem-se em círculo, de modo a facilitar o diálogo entre todos. Sente-se entre eles e conte sobre o seu primeiro dia na escola como professor, abordando o que mais chamou a sua atenção no espaço, a respeito dos demais professores e funcionários que conheceu, como foi a primeira aula que ministrou e o que pensou sobre o lugar. Ao falar, você deve ter uma bola na mão, indicando que é a sua vez de falar, enquanto os outros escutam. Depois de concluir a sua fala, explique que a bola será passada para quem estiver sentado à esquerda. Diga que o aluno que receber a bola deve contar como foi o seu primeiro dia de aula na escola. Depois de concluir a fala, o aluno passa a bola e a vez de falar para o próximo colega, sempre no mesmo sentido.
Para facilitar a elaboração das frases, oriente os alunos a contarem tudo o que lembram sobre esse dia, seguindo um roteiro que você deve disponibilizar na lousa:
- como você imaginou que era a escola antes de conhecê-la?
- o que mais despertou a sua atenção no espaço na escola?
- o que você achou sobre a sua sala de aula?
- quem foi o primeiro colega com quem você conversou?
- quem te levou até a escola nesse dia?
- qual atividade você mais gostou de fazer nesse dia?
- o que achou sobre o seu professor?
Ao final dessa etapa, peça que os alunos escrevam seu nome na folha e entreguem a você.
Etapa 2 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie novamente a bola utilizada na etapa anterior.
Inicie essa etapa convidando os alunos a sentarem-se em círculo. Diga que você irá entregar as frases produzidas por eles, mas que cada aluno receberá o trabalho de um colega, não o seu próprio. Após distribuir os textos, peça que cada aluno realize a leitura de forma individual. Durante essa leitura, fique atento e auxilie em caso de dúvidas e dificuldades. Em seguida, entregue a bola para um dos alunos e peça para ele contar, com suas próprias palavras, como foi o primeiro dia de aula do colega, identificando-o.
Depois, oriente o aluno a passar a bola para o colega que escreveu o texto lido por ele. A roda de relatos prossegue até que todos os alunos tenham recebido a bola e contado sobre o primeiro dia de aula de um colega de sala.
Para finalizar, pergunte aos alunos qual foi o relato com que eles mais se identificaram, com base em suas próprias experiências, no primeiro dia de aula.
Etapa 3 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Antes de iniciar essa etapa, você deve identificar e convidar uma pessoa mais velha, de preferência idosa, que tenha estudado na escola. Isso só será possível se a escola não for tão recente. Caso a cronologia da escola não possibilite encontrar uma pessoa para essa atividade, crie uma personagem fictícia e elabore um texto aos alunos, em primeira pessoa, contando como era estudar antigamente (como eram os uniformes, a relação com os colegas e o professor, as brincadeiras, etc.). Para facilitar a produção desse texto, colha depoimentos de pessoas mais velhas sobre o seu período escolar.
Caso seja possível trazer um convidado à escola, peça a ele para contar aos alunos sobre suas recordações de como foi o seu primeiro dia de aula, o que achou da escola e dos colegas, qual espaço da escola mais gostava.
No dia da aula, explique aos alunos que o convidado já estudou na escola em outra época e que irá contar sobre o seu primeiro dia de aula. Para isso, organize os alunos em círculo e, após o relato, encoraje-os a fazer perguntas sobre como era a escola no passado e, em especial, o que mudou no lugar desde então. Caso não seja possível trazer um convidado no dia, leia o texto produzido aos alunos e responda às perguntas deles como se fosse você a personagem do texto.
Se possível, organize os alunos em fila e faça um passeio pela escola com o convidado. Nesse momento, o convidado pode contar sobre as lembranças que tem de cada espaço da escola e como era aquele lugar no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário