EF02GE05 - Primeiro dia na escola - Atividade 2ºano - Geografia

 

Objetivos de aprendizagem: Analisar, por meio de relatos orais e escritos, as transformações espaciais ocorridas no espaço de vivência.

Objeto de conhecimento: Mudanças e permanências.

Habilidade trabalhada: (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários: Papel pautado, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, fita adesiva e bola. 

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie antecipadamente uma bola, que pode ser de qualquer tipo (futebol, vôlei, plástico, entre outros).

Inicie a aula pedindo que os alunos sentem-se em círculo, de modo a facilitar o diálogo entre todos. Sente-se entre eles e conte sobre o seu primeiro dia na escola como professor, abordando o que mais chamou a sua atenção no espaço, a respeito dos demais professores e funcionários que conheceu, como foi a primeira aula que ministrou e o que pensou sobre o lugar. Ao falar, você deve ter uma bola na mão, indicando que é a sua vez de falar, enquanto os outros escutam. Depois de concluir a sua fala, explique que a bola será passada para quem estiver sentado à esquerda. Diga que o aluno que receber a bola deve contar como foi o seu primeiro dia de aula na escola. Depois de concluir a fala, o aluno passa a bola e a vez de falar para o próximo colega, sempre no mesmo sentido.


Em seguida, entregue aos alunos uma folha de papel pautado e peça que, individualmente, escrevam frases curtas sobre o seu primeiro dia de aula (exemplos: “conheci a professora Maria”, “brinquei com o João”, “pulei amarelinha”). Nesse momento, os alunos podem se sentar em suas mesas. 

Para facilitar a elaboração das frases, oriente os alunos a contarem tudo o que lembram sobre esse dia, seguindo um roteiro que você deve disponibilizar na lousa:

- como você imaginou que era a escola antes de conhecê-la?

- o que mais despertou a sua atenção no espaço na escola?

- o que você achou sobre a sua sala de aula?

- quem foi o primeiro colega com quem você conversou? 

- quem te levou até a escola nesse dia?

- qual atividade você mais gostou de fazer nesse dia?

- o que achou sobre o seu professor? 

Ao final dessa etapa, peça que os alunos escrevam seu nome na folha e entreguem a você. 

Etapa 2 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie novamente a bola utilizada na etapa anterior.

Inicie essa etapa convidando os alunos a sentarem-se em círculo. Diga que você irá entregar as frases produzidas por eles, mas que cada aluno receberá o trabalho de um colega, não o seu próprio. Após distribuir os textos, peça que cada aluno realize a leitura de forma individual. Durante essa leitura, fique atento e auxilie em caso de dúvidas e dificuldades. Em seguida, entregue a bola para um dos alunos e peça para ele contar, com suas próprias palavras, como foi o primeiro dia de aula do colega, identificando-o. 

Depois, oriente o aluno a passar a bola para o colega que escreveu o texto lido por ele. A roda de relatos prossegue até que todos os alunos tenham recebido a bola e contado sobre o primeiro dia de aula de um colega de sala. 

Para finalizar, pergunte aos alunos qual foi o relato com que eles mais se identificaram, com base em suas próprias experiências, no primeiro dia de aula.

Etapa 3 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Antes de iniciar essa etapa, você deve identificar e convidar uma pessoa mais velha, de preferência idosa, que tenha estudado na escola. Isso só será possível se a escola não for tão recente. Caso a cronologia da escola não possibilite encontrar uma pessoa para essa atividade, crie uma personagem fictícia e elabore um texto aos alunos, em primeira pessoa, contando como era estudar antigamente (como eram os uniformes, a relação com os colegas e o professor, as brincadeiras, etc.). Para facilitar a produção desse texto, colha depoimentos de pessoas mais velhas sobre o seu período escolar. 

Caso seja possível trazer um convidado à escola, peça a ele para contar aos alunos sobre suas recordações de como foi o seu primeiro dia de aula, o que achou da escola e dos colegas, qual espaço da escola mais gostava. 

No dia da aula, explique aos alunos que o convidado já estudou na escola em outra época e que irá contar sobre o seu primeiro dia de aula. Para isso, organize os alunos em círculo e, após o relato, encoraje-os a fazer perguntas sobre como era a escola no passado e, em especial, o que mudou no lugar desde então. Caso não seja possível trazer um convidado no dia, leia o texto produzido aos alunos e responda às perguntas deles como se fosse você a personagem do texto.

Se possível, organize os alunos em fila e faça um passeio pela escola com o convidado. Nesse momento, o convidado pode contar sobre as lembranças que tem de cada espaço da escola e como era aquele lugar no passado. 

Ao final, retorne à sala de aula e faça uma roda de conversa com os alunos, perguntando a eles como imaginam que era a escola no passado. Depois, peça que os alunos desenhem um desses espaços da escola, com base no relato do convidado. 
Ao finalizarem os desenhos, peça que os alunos os pendurem no respectivo espaço da escola. Para isso, organize os alunos em fila e percorra novamente a escola, de maneira organizada. 

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação, o envolvimento do aluno e a compreensão do tema trabalhado. 
Durante o desenvolvimento das atividades, observe:
• os alunos conseguem expressar as suas lembranças sobre o espaço escolar, tanto oralmente quanto na produção textual? 
• os alunos demonstram habilidades socioemocionais relacionadas à empatia quando relatam e comentam sobre as experiências dos seus colegas?
• os alunos percebem, por meio dos relatos do convidado, como os espaços se modificam ao longo do tempo, não apenas em sua forma, mas também em seus usos? 

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.
1 – Como você gostaria que estivesse a sua escola no futuro, quando você já for adulto?
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno trabalhe com as noções de mudanças e permanências em diferentes tempos, considerando a conservação do patrimônio escolar. 
2 – Se você pudesse mudar alguma coisa no espaço da sua escola, qual seria? Por que realizaria essa alteração? 
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno proponha alguma intervenção no espaço escolar, considerando sua forma e seu uso. 

Após o trabalho com a sequência didática, trabalhe com os alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.


Sugestão:
Essa atividade propicia uma articulação com a disciplina de História ao abordar a importância da história oral para a sociedade e também o conteúdo de mudanças e permanências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário