EF07GE12 - Exercício de Geografia com gabarito - Parque Nacional

O texto a seguir foi extraído do documento que legisla e regulamenta o "Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza". Leia-o para responder às questões. 

"Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico." 

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000; Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002; Decreto no 5.746, de 5 de abril de 2006. Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas: Decreto no 5.758, de 13 de abril de 2006 / Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA/SBF, 2011, p. 10. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/images/arquivos/areas_protegidas/snuc/Livro%20SNUC%20PNAP.pdf>. 

De acordo com o Artigo 11, é correto afirmar que, em um Parque Nacional:

a) a função primordial é a preservação do patrimônio cultural e histórico do Brasil.

b) não há a possibilidade de receber outra atividade que não seja de natureza científica.

c) existem pequenas cidades construídas a partir de prévio planejamento para sustentabilidade.

d) a beleza da paisagem constitui um dos parâmetros possíveis para sua delimitação.

e) a atividade turística não possui regras, tendo em vista o caráter público da área.

Habilidade
(EF07GE12)
Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras locali-dades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Gabarito: d

Comentário para o Professor
Na alternativa "a", espera-se que o estudante saiba diferenciar patrimônio cultural e histórico de ecossistemas naturais, identificando que um Parque Nacional tem como objetivo fundamental preservar ambientes naturais. Embora sejam feitas pesquisas científicas, também há a abertura para atividades educacionais ou turísticas, o que torna incorreta a alternativa "b". No caso da alternativa "c", o texto não abre a possibilidade para se pensar na construção de cidades, mesmo que previamente planejadas. A alternativa "e" apresenta o conceito de "público", pertinente para a formação da cidade.

A atividade turística é previamente regulamentada em um Parque Nacional e tal fato não o torna "menos público". A beleza da paisagem, como a alternativa correta sugere, é um dos parâmetros para delimitação de área de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário