EF08HI02 - Exercícios de História 8ºano com gabarito

Questão 1 
“Em 1688, Guilherme de Orange aportou no país à frente de um exército e, após a deposição de Jaime II, recebeu a coroa do Parlamento. A Revolução Gloriosa assinalou o triunfo do liberalismo político sobre o absolutismo e, com a aprovação do Bill of Rights em 1689, assegurou a supremacia legal do Parlamento sobre a realeza e instituiu na Inglaterra uma monarquia limitada.”

MELLO, Leonel Itaussu Almeida. John Locke e o individualismo liberal. In: WEFFORT, Francisco (Org.). Os clássicos da política. 12. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 82.

Por que o texto afirma que a “Revolução Gloriosa assinalou o triunfo do liberalismo”?

Questão 2
Para muitos estudiosos, a Revolução Inglesa incentivou o desenvolvimento do liberalismo na Inglaterra. Considerando esse processo histórico, identifique e explique duas mudanças advindas da Revolução Inglesa que contribuíram para a Revolução Industrial na Inglaterra, no começo do século XVIII.

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Habilidade
EF08HI02: Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. 

Respostas e comentários para o professor
O século XVII na Inglaterra foi caracterizado por um intenso conflito entre o “velho” (estruturas feudais e poder absoluto para o rei) e o “novo” (forças capitalistas, ligadas à burguesia e ao Parlamento, que defendiam maior liberdade política e econômica). Esse cenário culminou na Revolução Gloriosa de 1689, apoiada especialmente nas ideias liberais do filósofo John Locke. Foi a vitória do “novo” sobre o “velho”. Jaime II foi deposto, a monarquia absolutista chegou ao fim e a monarquia parlamentarista constitucional foi implantada.


Era a vitória das ideias liberais de Locke, do Parlamentarismo e da classe burguesa que desejava maior liberdade política e econômica para implementar seus negócios. Esta questão, portanto, trata dos desdobramentos da Revolução Gloriosa. É esperado que o estudante explique que a revolução foi a consolidação do capitalismo ao limitar o poder da monarquia e ampliar a ação do parlamento, possibilitando maior atuação da burguesia para defender seus interesses políticos e econômicos.

Questão 2
Habilidade:
EF08HI02:
Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Respostas e comentários para o professor
Durante o século XVII a burguesia inglesa assumiu o controle político do país, por meio da Revolução Puritana, consolidada décadas depois pela Revolução Gloriosa, dando ao governo um caráter empreendedor. Após a Revolução Puritana, durante o governo de Oliver Cromwell, o país adotou o “Ato de Navegação”, que permitiu a ampliação do comércio das empresas inglesas e fez com que os interesses ingleses se chocassem com os da principal potência naval da época, a Holanda, que perdeu rotas e áreas de comércio.


Nesta questão, é esperado que o estudante observe que, com a Revolução Gloriosa, a burguesia mercantil pôde acessar o poder político por meio do parlamento, influenciando a economia, viabilizando, assim, o desenvolvimento do capitalismo inglês (ao ponto de, posteriormente, poder associar capital à tecnologia e despontar no pioneirismo industrial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário