EF09GE01 - Exercício com resposta - Hegemonia europeia no mundo

 

Selecione a alternativa correta sobre a hegemonia europeia no mundo.

a) A expansão marítimo-comercial europeia que ocorreu entre os séculos XV e XVII foi o marco inicial da expansão dessa hegemonia, que entrou em declínio após a Revolução Industrial.

b) Após a Revolução Industrial, no século XIX, a produção de armamentos possibilitou às potências europeias maior controle de suas colônias no continente americano.

c) O neocolonialismo em direção à África e à Ásia modificou as estruturas econômicas nesses territórios sem influenciar diretamente a cultura de sua população nativa, que foi preservada.

d) A divisão do mundo em Ocidente e Oriente, tendo ao centro a Europa, é uma expressão da hegemonia exercida pelas potências colonialistas europeias no plano global.

Analisar aspectos da hegemonia econômica e cultural europeia sobre os demais países e reconhecer sua relação com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Essa atividade é relativa às habilidades EF09GE01 e EF09GE06 da Base Nacional Comum Curricular, respectivamente: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares; Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

Essa questão avalia a capacidade de analisar aspectos da hegemonia econômica e cultural europeia sobre os demais países e sua relação com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, retome os aspectos históricos do percurso hegemônico da Europa. Esclareça que as potências europeias detiveram a hegemonia mundial na fase do capitalismo comercial e também na fase do capitalismo industrial. Entre as duas Guerras Mundiais, os Estados Unidos conquistaram a hegemonia mundial, mas os países europeus não deixaram de ser influentes e uma referência para o mundo. Explique novamente que no século XIX os países americanos já eram independentes da colonização europeia, e tinha início o neocolonialismo na África e na Ásia. Nesses continentes houve grande influência cultural, política e econômica europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário