EF09GE07 - Exercício com resposta - Continente europeu e asiático (Eurásia)

Considerando que continente é uma grande porção de terra cercada por água, a Europa não se enquadraria nessa definição, pois, do ponto de vista físico, é uma península da Eurásia. Quais são os aspectos naturais e culturais que explicam a divisão da Eurásia em dois continentes distintos?

Identificar as características naturais e culturais que separam os continentes europeu e asiático. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

Essa questão avalia a compreensão das características naturais e culturais que separam os continentes europeu e asiático.

Resposta: Espera-se que o aluno identifique os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso como limites naturais entre Europa e Ásia. Do ponto de vista cultural, é importante destacar que a Europa foi o centro de movimentos e eventos importantes com influência em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano, o renascimento cultural e artístico, o capitalismo, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, o socialismo, as duas Guerras Mundiais, a formação dos primeiros blocos econômicos, entre outros.


Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome a explicação com o auxílio de um planisfério físico, indicando os elementos naturais que separam a Europa da Ásia. Comente novamente os eventos que contribuíram para a constituição de uma identidade histórico-cultural europeia, reforçando como eles influenciaram e, muitas vezes, modificaram profundamente as estruturas políticas, econômicas e/ou culturais de países de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário