EF09GE08 - Conflitos geopolíticos Turquia - Exercício com gabarito

Entre os motivos que dificultam a aceitação da Turquia na União Europeia estão a questão curda e a ocupação do norte do Chipre. Explique esses conflitos e como eles se relacionam com a concepção geopolítica desse bloco econômico.

Analisar os conflitos geopolíticos envolvendo a Turquia e sua negociação de entrada na União Europeia. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE08 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Essa questão avalia a capacidade de analisar os conflitos geopolíticos envolvendo a Turquia e sua negociação de entrada na União Europeia.

Resposta: Espera-se que o aluno mencione que os curdos são um grupo étnico, considerado um povo sem Estado, reprimido por muitos anos na Turquia por causa de sua intenção separatista (os curdos também habitam territórios na Síria, no Irã, no Iraque, na Armênia). Representam 15% do total da população da Turquia. O Chipre, desde 1974, tem sua porção norte ocupada pelos turcos, que lá implantaram um território federado turco. Essas ações são contrárias à concepção de direitos humanos da União Europeia, que tem negado a entrada da Turquia no bloco por esses e outros motivos.


Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, releia o enunciado e reforce que a perseguição ao povo curdo e o não reconhecimento da soberania do Chipre são questões geopolíticas que têm dificultado a aceitação da Turquia no bloco europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário