EF09GE17 - Exercício de Geografia 9ºano com gabarito

A porção central da Europa, localizada entre as latitudes 40° N e 60° N, é densamente povoada e concentra grandes cidades. Comente as condições naturais que propiciaram maior ocupação humana nessa região.

Relacionar as condições físico-naturais à ocupação humana na Europa. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE17 da Base Nacional Comum Curricular: Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Essa questão avalia a capacidade de relacionar as condições naturais à ocupação humana na Europa.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que as condições físico-naturais da Europa central são propícias à ocupação humana, pois as vastas planícies, o clima temperado e o solo fértil favorecem a agricultura, sobretudo o cultivo de cereais, e a pecuária.


Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, releia o enunciado e explique novamente os aspectos físicos da Europa. Se julgar necessário, apresente mapas com informações de relevo, clima e vegetação, além de um mapa que indique a densidade demográfica no continente, para que o aluno possa associar todas as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário