Exercício com gabarito 9ºano - Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) EF09GE08

Explique o contexto histórico, político e econômico que levou à constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Analisar o contexto histórico, político e econômico que propiciou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE08 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar transformações territoriais, considerando 

o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Essa questão avalia a compreensão do contexto histórico, político e econômico que propiciou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Resposta: Espera-se que o aluno explique que, após séculos de expansão territorial, o Império Russo, que era controlado pelo regime monárquico czarista, no início do século XX possuía imenso território, mas com graves problemas sociais, políticos e econômicos. A miséria no campo e os baixos salários nas fábricas, associados às prolongadas jornadas de trabalho, levaram a greves e insurreições populares que derrubaram o czar em 1917. O regime foi substituído por uma república parlamentar instituída pelos socialistas moderados, os mencheviques. No mesmo ano, a insatisfação popular com os novos governantes possibilitou a tomada do poder pelos socialistas radicais, os bolcheviques. Depois de uma prolongada guerra civil, os bolcheviques derrotaram os grupos de oposição, que incluíam czaristas e mencheviques, e, em 1922, instituíram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a explicação acerca da crise russa que levou ao fim o império czarista. Relembre que a Revolução Industrial Russa não foi acompanhada de melhorias nas condições de trabalho para os operários, e que no campo mantiveram-se relações de trabalho baseadas no modelo feudal ou semifeudal. Esse cenário favoreceu o crescimento de movimentos políticos socialistas, que culminaram na criação da URSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário