Impactos ambientais usinas - Atividade com gabarito 7ºano

Acerca dos impactos ambientais que as Usinas Hidrelétricas (UHE) podem gerar, um caso no Brasil, mais especificamente à época da construção da Usina Binacional de Itaipu, ficou bastante conhecido: o do desaparecimento das "Sete Quedas". Sobre esse fato histórico, produza um texto respondendo as questões.

a) O que eram as "Sete Quedas"?

b) Qual a região e o rio em questão? Qual a localização (município) da Usina de Itaipu e das "Sete Quedas"?

c) Quais os motivos do desaparecimento das "Sete Quedas"?

d) Qual o contexto histórico nacional que explica a construção da Usina de Itaipu?

Habilidade 
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Respostas para o Professor
A proposta para esta questão é trabalhar a informação sobre os impactos da construção de Itaipu. O outrora conhecido Salto das Sete Quedas foi, durante bom tempo do século XX, considerado uma das maiores cachoeiras em volume d'água do mundo, localizado no município de Guaíra (PR), na fronteira com o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Guaíra, devido aos saltos, chegou a receber grande fluxo turístico. Os saltos faziam parte do fluxo do rio Paraná, que foi represado para a construção na década de 1980. No governo brasileiro estavam os militares que desejavam tal construção como símbolo de força e poder. Por outro lado, o Brasil estava em vias de tornar-se majoritariamente urbanizado, além de conhecer expansão industrial no Sudeste, o que gerava a demanda por energia elétrica. Com o represamento do rio, os saltos permanecem desde então submersos e a cidade de Guaíra sem sua principal atração turística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário