Migrações pendulares - Mapa 7ºano com gabarito (EF07GE09)

 


Leia o mapa "Deslocamento pendular para o trabalho - Região metropolitana de São Paulo" para responder às questões.

Fonte: IBGE. Censo 2010. 
Disponível em

a) Qual o nome do fenômeno geográfico que o mapa mostra? Defina esse fenômeno.
b) Descreva o que as setas revelam?

Habilidade avaliada
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Respostas para o Professor
Verifique se o estudante identificou que se trata do "Deslocamento pendular para o trabalho", nesse caso, registrando deslocamentos na região metropolitana de São Paulo. Algumas vezes conhecidos como migrações pendulares ou migrações diárias, os deslocamentos pendulares referem-se às pessoas que trabalham ou estudam em um município distinto do município onde residem, tendo com isso que deslocar-se diariamente para tais atividades. Esse fenômeno é característico das Regiões Metropolitanas devido à forma como se deu a ocupação das moradias e a distribuição de postos de trabalhos. Espera-se que o estudante identifique que a legenda mostra o saldo de deslocamento, isto é, a quantidade de pessoas que entram e saem de um dado município para trabalhar em 2010. 
As setas representam o destino e a quantidade de pessoas deslocadas. Quanto maior a espessura da linha, maior a quantidade de pessoas deslocadas para trabalhar na Região Metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário