Medidas e capacidades 3ºano - Atividade para imprimir (PDF)

ATIVIDADE COMPLETA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

GABARITO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade do aluno de comparar capacidade.
Resposta: Alternativa D.
O aluno que assinalar as demais alternativas, possivelmente, não compreendeu a relação entre o fato de que um recipiente de maior capacidade comporta um volume maior de água e, consequentemente, precisa ser utilizado menos vezes. Pode ocorrer ainda do aluno responder a alternativa C ao associar equivocadamente o termo “menos” ao copo com menor recipiente.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar medidas padronizadas de capacidade, seus múltiplos e divisões.
Resposta: Alternativa A.
Assinalar outras alternativas pode indicar que o aluno desconhece a relação de correspondência entre 1 litro e 1000 mililitros (mL). No entanto, é possível que algum aluno assinale a alternativa C, podendo ter se equivocado com o valor 10000.

Questão 3
Esta questão avalia a capacidade do aluno de estimar medidas de capacidade apresentadas em litros e mililitros.
Resposta: Espera-se que o aluno complete as frases com as unidades de medida de capacidade: L, mL, L, mL, mL, nessa ordem.
O aluno precisa estimar a capacidade usual em que os produtos em questão são comercializados e realizar a opção de litro (L), para os volumes maiores, e mililitro (mL), para os menores. Os possíveis erros são decorrentes, principalmente, do desconhecimento da relação entre litro e mililitros, mas também, de representações equivocadas dos produtos em questão.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar medidas de capacidade apresentadas em litros e mililitros.
Resposta: Alternativa C.

Esse equívoco encontra-se no conjunto de problemas do campo multiplicativo, sendo este uma das possíveis origens dos erros. Porém, o aluno precisa relacionar de imediato que 1 litro corresponde a 1000 mililitros. Esse aspecto é fundamental para que o aluno desenvolva sua estratégia de resolução, seja por meio da adição de parcelas iguais, multiplicação ou divisão. 

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar medidas de capacidade apresentadas em litros e mililitros.
Resposta: 6 litros.
Esse problema apresenta-se no conjunto de problemas do campo multiplicativo, sendo esse uma das possíveis origens dos erros. Para facilitar a resolução, é fundamental que o aluno utilize a informação de que 1 litro corresponde a 1000 mililitros. Nesse sentido, ele pode concluir que cada embalagem contém 2 litros e, portanto, Arnaldo comprou 6 litros. 

A organização dessa estratégia é possivelmente a maior fonte de erros, uma vez que o aluno que optar por resolver 3 x 4 = 12, ou seja, 12 latas de óleo e, em seguida, determinar 6000 litros (12 x 500), poderá se confundir ou errar os cálculos. Pode ocorrer ainda do aluno não considerar as 3 embalagens e calcular a quantidade de litros de óleo em apenas 4 latas, ou seja, 2 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário