Meios de transporte - Atividade 2ºano - BNCC EF02GE03

Título: Meios de transporte antigos × modernos
Duração: 2 aulas

Nesta sequência didática os alunos terão contato com diferentes meios de transporte, compreendendo que os meios de transporte do passado são diferentes dos atuais. Os alunos deverão, também, classificar os meios de transporte em aéreos, aquáticos e terrestres.

Objetivos de aprendizagem
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação – (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.

Recursos e materiais necessários
Imagens de meios de transporte, cartolina, cola, canetas hidrográficas coloridas, materiais recicláveis, tesoura de pontas arredondas, fita-crepe, cola líquida, papel sulfite colorido, lápis de cor.

Aula 1
Duração:
uma hora-aula
Organização dos alunos: em círculo

Prepare, previamente, imagens de meios de transporte antigos e modernos. As imagens devem ser impressas e recortadas em tamanho um pouco maior do que o de uma figurinha de álbum, para que não haja dificuldade de visualização.

Inicie a aula formando um círculo com os alunos sentados no chão. Pergunte a eles quais meios de transporte costumam utilizar, incentivando-os a compartilhar suas respostas com a turma.

Apresente as imagens recortadas que retratam diferentes meios de transporte. É importante que haja ao menos três exemplos de meios de transporte antigos, como bonde puxado por tração animal,bonde elétrico, ônibus ou carros antigos.

Ao trabalhar com as imagens, os alunos devem identificar as diferenças e semelhanças entre os meios de transporte de períodos distintos. É interessante que haja imagens suficientes para contemplar essa variedade. Os alunos devem indicar características como o tamanho das portas, das rodas e das carrocerias dos veículos.

Pergunte aos alunos: Entre os meios de transporte apresentados, quais eles já utilizaram? Quais ainda não? Quais não conheciam? Em seguida, selecione uma imagem que retrate um meio de transporte antigo e outra que retrate um meio de transporte atual. Questione os alunos se os meios de transporte do passado têm a mesma capacidade e alcançam a mesma velocidade dos meios de transporte atuais. Ressalte aos alunos que, ao longo do tempo, os meios de transporte passaram por muitas transformações e se tornaram mais rápidos e eficazes. Muitos deles podem transportar, atualmente, pessoas e mercadorias entre lugares bem distantes.

Faça, então, perguntas do tipo: “Se você precisasse ir da sua casa à escola, qual meio de transporte usaria?”, “Se precisasse ir a uma cidade de outro estado do Brasil, que meio de transporte escolheria?”, “E se precisasse ir a outro país?”. Escolha um aluno para responder a cada pergunta, deixando que ele selecione a imagem correspondente à sua resposta no centro do círculo e explicando o porquê de sua escolha. Caso algum aluno escolha um meio de transporte inadequado, explique que há outros meios de transporte mais rápidos, o que nos permite percorrer distâncias maiores em menos tempo. Ressalte que os meios de transporte mais antigos não foram escolhidos porque não têm essa capacidade. Os alunos devem compreender que o desenvolvimento dos meios de transporte permitiu às pessoas viajar com cada vez mais conforto e rapidez para lugares mais distantes.

Em seguida, auxilie os alunos a separar os recortes dos meios de transporte, classificando-os em antigos e atuais. Oriente-os a colar as imagens dos meios de transporte antigos em uma cartolina e, em outra, as imagens dos meios de transporte atuais. Eles devem escrever “TRANSPORTES ANTIGOS” e “TRANSPORTES ATUAIS” como títulos das cartolinas e afixá-las em um mural apropriado da escola ou da sala de aula.

Aula 2
Duração:
uma hora-aula
Organização dos alunos: em grupos

Nesta aula, os alunos estudarão a classificação dos meios de transporte em aéreos, aquáticos e terrestres. Pergunte a eles se conhecem a separação de acordo com o meio em que o transporte se desloca. Explique a eles a classificação e dê exemplos de meios de transporte que se relacionam a cada categoria. Pergunte aos alunos quais tipos de meios de transporte (aquáticos, aéreos, terrestres) observam no seu dia a dia.

Em seguida, divida a sala em três grupos. Um dos grupos será responsável por representar os meios de transporte aéreos, o outro os aquáticos e, por último, os terrestres. Distribua materiais recicláveis para os grupos, como tampinhas, garrafas PET, potes de iogurte e caixas de fósforos. Os alunos também devem ter disponíveis folhas de papel sulfite, cola, fita-crepe e tesoura de pontas arredondadas. Cada integrante do grupo deverá construir com os materiais uma representação de meios de transporte do tipo designado para o seu grupo. Incentive-os a usar a criatividade. Auxilie os alunos no manuseio dos materiais. Após a conclusão da atividade, organize uma exposição na sala de aula com as produções dos alunos, separando-as por tipo.

Aferição de aprendizagem
Verifique, ao longo das discussões em sala de aula, se os alunos compreenderam que existem diferentes meios de transporte e se foram capazes de entender e aplicar a classificação dos meios de transporte em aéreos, aquáticos e terrestres. Avalie, também, se eles perceberam as mudanças ocorridas nos meios de transporte ao longo do tempo e se são capazes de distingui-los entre antigos e atuais, identificando suas semelhanças e diferenças.

Verifique se os alunos compreenderam o impacto gerado pelo desenvolvimento da tecnologia nos meios de transporte, o que possibilita o deslocamento de pessoas e mercadorias a lugares cada vez mais distantes.

Questões para auxiliar na aferição

1. Qual é a importância dos meios de transporte para a vida das pessoas?

2. Complete as frases com as palavras: terrestres, aquáticos aéreos, canoa avião trem

a) Os meios de transporte __________ deslocam-se pelo ar, como o __________.

b) Os meios de transporte __________ deslocam-se pela água, como a __________.

c) Os meios de transporte __________ deslocam-se sobre ruas, estradas, rodovias e trilhos, como o

__________.

Gabarito das questões

1. Resposta pessoal.

2.
a)
aéreos; avião.

b) aquáticos; canoa.

c) terrestres; trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário