Planaltos de Araucária - Exercício comentado 7ºano (EF07GE11)

"O domínio dos planaltos de araucária comporta as paisagens menos 'tropicais' do país. A ausência das matas pluviais densas e biodiversas por todo o core desse domínio paisagístico e ecológico lhe concede outro 'ar de família' fisiográfico e sobretudo biogeográfico." 

AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 20.

a) Explique por que o domínio dos planaltos de araucária comporta as paisagens menos tropicais do país.

b) Defina e diferencie "fisiográfico" de "biogeográfico".

Habilidade
(EF07GE11)
Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Respostas e comentário para o Professor

Garanta que o estudante relacione a denominação tropical à latitude e às respectivas distâncias em relação à Linha do Equador, estando, portanto, o domínio das araucárias fora da zona tropical, mais precisamente ao sul do Trópico de Capricórnio, diferindo assim da maior parte do território brasileiro, com clima mais ameno e invernos rigorosos. É possível trabalhar com outros termos-chave para compreensão do trecho, como "matas pluviais" e "biodiversas", considerando que o estudante consulte dicionários e livros para aprofundar autonomamente a compreensão sobre o assunto. Explique a noção de core como área central, o "coração" do domínio. Também é esperado que o estudante compreenda o "fisiográfico" como relativo à fisiografia, sendo esta uma outra denominação para Geografia Física, enquanto biogeográfico é relativo à biogeografia, que se refere ao estudo da distribuição dos seres vivos pela superfície terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário