Povos indígenas - Arte e Educação Física - Projeto BNCC 6ºano

 

História e cultura dos povos indígenas brasileiros

Componentes curriculares:
Educação Física e Arte

Produto final:
Elaboração de uma apresentação cultural sobre os povos indígenas 

Duração:
18 aulas

Justificativa
Trabalhar com a temática indígena na escola pode ser considerado um desafio, pois a questão envolve diversos entraves presentes nessa instituição, como a visão ainda hoje estereotipada do indígena e a perspectiva histórica eurocêntrica do Brasil, muitas vezes transmitidas para os alunos, e a falta de conhecimento e aprofundamento da cultura e história dos povos indígenas, que, embora riquíssimas, não são devidamente contempladas dentro dos conteúdos abordados nas escolas.

O projeto visa levar aos alunos, sob diversas óticas, história, cultura, linguagens artísticas, místicas e manifestações corporais desses povos, contribuindo para o combate ao preconceito que ainda sofrem.
“História e cultura dos povos indígenas brasileiros” terá como produto final uma exposição na escola. O projeto foi pensado como uma produção viável para qualquer contexto escolar em relação aos espaços físicos e aos recursos financeiros e materiais utilizados. Além disso, favorecerá a participação ativa dos alunos, tornando-os protagonistas do processo e, também, autônomos, ao ter a oportunidade de participar de algumas decisões.

O diálogo entre o professor de Educação Física e o de Arte deverá ser constante, o que contribuirá ainda mais para um real projeto integrador.

Objetivos específicos

Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Educação Física:
(EF67EF14)
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.
(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.
(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Arte:
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Neste projeto, tanto Educação Física quanto Arte terão o mesmo nível de envolvimento, ou seja, os professores terão a responsabilidade de desenvolver e acompanhar o projeto de forma igualitária. 

Recursos didáticos
Espaço físico
1a, 3a, 5a e 6a etapas: sala de aula e/ou demais espaços destinados às aulas.
2a etapa: sala de informática ou uma sala em que os alunos tenham acesso à internet.
4a etapa: quadra, pátio ou algum lugar espaçoso para a vivência das lutas indígenas. Sala de artes ou sala de aula que possa comportar materiais da área artística.
7a etapa: auditório, pátio, quadra ou um lugar amplo onde seja possível realizar a exposição final.

Materiais
1a etapa: folha de papel sulfite/almaço, caneta/lápis, lousa e giz/canetão
2a etapa: computador/notebook/tablet/celular, livros, folhas de papel almaço e caneta/lápis
3a etapa: televisão/projetor, DVD/notebook/computador e caixa de som
4a, 6a e 7a etapas: giz, tintas, folhas de papel sulfite, imagens impressas e pincéis
5a etapa: folha de papel almaço e caneta/lápis




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