Projeto de Educação Física 6ºano de acordo com a BNCC

Componentes curriculares
Educação Física, Arte e Língua Portuguesa

Produto final
Apresentação de uma coreografia e de um diário de bordo

Duração
16 aulas

Justificativa
O projeto integrador se justifica na medida em que busca proporcionar aos alunos possibilidades de refletir e agir perante esse contexto, na escola e na comunidade, para que possam perceber e pensar em possíveis soluções. As estratégias didático-pedagógicas presentes no projeto buscam estimular a participação social dos alunos, contribuindo não apenas com seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos, o que contribui para uma proposta de transformação social.

Este projeto também busca enfatizar as dimensões dos conhecimentos presentes no componente curricular Educação Física, atendendo às dimensões do conhecimento “Reflexão sobre a ação” e “Construção de valores”, propostas pela BNCC para a Educação Física, principalmente, no sentido de refletir de forma espontânea sobre as experiências geradas pela prática corporal, adequar as práticas aos interesses e possibilidades próprios e aos das pessoas com quem compartilha a sua realização, buscar a superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais (BNCC, p. 219). 

Objetivos específicos
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Educação Física.

(EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).

(EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.

(EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Arte.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Este projeto terá a liderança do professor de Educação Física, pois os assuntos a serem tratados pertencem mais à sua esfera de conhecimento. No entanto, a contribuição e a participação dos professores de Língua Portuguesa e Arte serão essenciais para sua plena realização. 

Recursos didáticos
Espaço físico
Em todas as etapas: sala de aula, espaço amplo para dança (pátio, auditório etc.), sala de informática

Materiais
2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a etapas: aparelho de áudio, folhas de papel tamanho A4, caneta, canetas coloridas, lápis, borracha, computador com acesso à internet e celular (para filmagem) ou filmadora.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário