Projeto interdisciplinar 3ºano - Figuras geométricas - Lugares - EF03MA12, EF03MA13, EF03GE06, EF03HI09 (PDF)


PROJETO E ATIVIDADES EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Os lugares são repletos de contexto histórico das pessoas que ali vivem ou já viveram, passando por transformações ocasionadas pelo trabalho e pelas relações que ali estão estabelecidas. Toda construção de espaços sociais está impregnada de aspectos históricos, questões geográficas e ambientais e, claro, muita matemática. As crianças muitas vezes não identificam os espaços de sua comunidade, escola ou casa. É importante que seja trabalhado o reconhecimento do lugar onde se vive, a fim de que possam apropriar-se desses espaços fazendo uso adequado, preservando e transformando-os.

Objetivos

• Reconhecer objetos que lembram figuras geométricas não planas no lugar em que se vive.

• Reproduzir a localização e a disposição de objetos no espaço.

• Construir uma maquete a partir de representações geométricas não planas.

• Reconhecer o lugar em que se vive.

• Valorizar o local em que se vive.

Componentes curriculares e habilidades envolvidas

Matemática
(EF03MA12)
Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência. 

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

Geografia
(EF03GE06)
Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

História
(EF03HI09)
Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário