Questões Era Vargas com gabarito 9ºano

 

Questão 1
Uma das grandes marcas do período conhecido como Era Vargas é o trabalhismo. Ao se aproximar da classe trabalhadora, o presidente encontrou uma grande base de apoio para seu governo. Com as medidas trabalhistas, pode-se afirmar que Getúlio Vargas:

a) amenizou diversos conflitos sociais, com medidas de conciliação de classes, onde ao mesmo tempo em que ele concedia vantagem aos trabalhadores, cada vez mais também os tinha sob a tutela do Estado.
b) concedeu apenas benefícios às classes trabalhadoras, sempre ampliando liberdades e melhorias para estas parcelas sociais.
c) como grande populista, apenas agravou as desigualdades sociais inerentes às condições de trabalho, favorecendo unicamente os patrões, detentores dos meios de produção.
d) consolidou sua relação com as massas trabalhadoras, acabando por retirar direitos trabalhistas para que os patrões pudessem ter condições ideais e autônomas para contratação de seus funcionários, e, assim, favoreceu ambos os lados.
e) estabeleceu medidas como a criação da CLT, que trouxe diversos benefícios à classe trabalhadora, porém gerou mais conflitos entre empregados e patrões.

Questão 2
Considerando o slogan “Queremos Constituição com Getúlio”, assinale a alternativa correta sobre o movimento queremista:

a) A vontade dos militares era manter Getúlio Vargas no poder federal.
b) Getúlio Vargas foi responsável por inúmeras manipulações políticas.
c) A vontade de Vargas era redemocratizar a política brasileira.
d) A efetividade das políticas populistas de Getúlio o levou aos braços das massas trabalhadoras.
e) A impopularidade de Getúlio Vargas comprometeu seu governo.
Questão 3
Criado em 1910, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) durara até o ano de 1967, abrangendo a boa parte da Primeira República e a Era Vargas como um todo. Comandada pelas altas patentes militares, qual o posicionamento do Exército quanto à questão indígena no Brasil Republicano?

a) Por meio da SPI, o Exército conseguiu durante anos proteger os territórios indígenas, lutando pelas áreas que originalmente lhes pertenciam.
b) Os militares enxergavam o Brasil como um país heterogêneo, no qual a particularidade de cada povo integrante da nação deveria ser respeitado. 
c) O Exército seguia o ideal de incorporar as populações indígenas à lógica da República, tendo a SPI uma “missão civilizadora”, mesmo que fosse necessário desrespeitar as particularidades de cada povo indígena.
d) Por anos o Exército combateu os grandes proprietários de terra, que tinham como intuito usurpar as terras indígenas.
e) Ao exercer a lógica de “missão civilizadora”, o Exército levou apenas melhorias para as populações indígenas, que, a partir de então, passaram a ser incorporadas de maneira pacífica e voluntária à sociedade brasileira.

GABARITO

1. Alternativa A

A questão pretende enfatizar o caráter muitas vezes contraditório das medidas políticas tomadas por Getúlio Vargas, principalmente ao se falar das contribuições trabalhistas. Ao assinalar as alternativas B, C e E, talvez o aluno não tenho compreendido o caráter conciliador das medidas getulistas. Com o assinalamento da alternativa D, provavelmente o aluno não compreendeu o caráter estadista e centralizador de Vargas. 

2. Alternativa D
A questão procura exemplificar o alcance do populismo e das medidas trabalhistas getulistas. Ao assinalar a alternativa A, talvez o aluno não tenha compreendido a oposição militar à Vargas. Com a alternativa B, o aluno talvez não tenha compreendido a base do movimento queremista. Já no caso de o aluno assinalar a alternativa C, provavelmente ele não entendeu as pressões sofridas para que Vargas saísse do poder. Se o aluno assinalou a alternativa E, é provável que não tenha entendido a popularidade de Getúlio Vargas.

3. Alternativa C
A questão pretende demonstrar a lógica de exclusão imposta às populações indígenas, desvalorizando práticas não ocidentais e desrespeitando a diversidade cultural dos povos originais do território que hoje habitamos. Ao assinalar as alternativas A e D, talvez o aluno não tenha compreendido as tentativas de inserção das populações indígenas na sociedade brasileira, na qual predominavam os interesses de terceiros, mas não dos próprios povos originários. Com o assinalamento da alternativa B, provavelmente o aluno não compreendeu a lógica de exclusão praticada contra tudo o que não era considerado “civilizado”. Já no caso de o aluno ter assinalado a alternativa E, é possível que ele não tenha notado como a lógica de incorporação à “civilização” trouxe inúmeros danos às populações indígenas, desrespeitando as particularidades e vontades destes, ao privilegiar apenas os interesses dos colonizadores.

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