Revolução Industrial - Exercício com gabarito 8ºano - EF08HI03

 


A respeito da Revolução Industrial, Eric Hobsbawm diz o seguinte:
“Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.”

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 45.

a) Por que o autor afirma que a Revolução Industrial foi um acontecimento tão importante?

b) O que justifica a afirmação “é evidente que isto não foi acidental”, considerando que esse processo se iniciou na Grã-Bretanha?

EF08HI03: Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Respostas e comentários para o professor
a) É esperado que os estudantes possam identificar as grandes transformações ocasionadas pela Revolução Industrial, que modificou as relações sociais nos mais diversos aspectos, impactando a relação dos trabalhadores com o tempo, o espaço, o trabalho, o consumo e o convívio. A Revolução Industrial ainda consolidou o capitalismo, possibilitou a divisão social entre burgueses e proletários e intensificou o êxodo rural e a ampliação das cidades.
b) Os estudantes devem atribuir o pioneirismo inglês aos seguintes fatores: acúmulo de capital, oriundo sobretudo da exploração das colônias; marinha bem organizada; influência da religião protestante e sua concepção de trabalho, riqueza e prosperidade; estabilidade política conquistada após as revoluções inglesas, consolidando a monarquia parlamentarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário