Criação da ONU pós guerra - EF09HI15 Exercício com gabarito

Objetos de conhecimento
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos

Habilidade (EF09HI15)
Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.

Leia o trecho da Carta das Nações Unidas:

Nós, os povos das nações unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, 26 de junho de 1945.
Disponível em: <https://nacoesunidas.org>. 

Flagelo: punição, castigo moral; aflição, angústia.

A Carta das Nações Unidas foi elaborada por representantes de 50 países presentes na Conferência de São Francisco, realizada em 1945 nos Estados Unidos, e deu origem à Organização das Nações Unidas (ONU) no mesmo ano. Com base nas informações fornecidas, aponte os motivos pelos quais a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada e os objetivos dessa organização.

Grade de correção

100%
O aluno aponta, resumidamente, que a Carta das Nações Unidas foi criada em 1945 em um contexto de pós-guerra, mais especificamente, no final da Segunda Guerra Mundial. A criação da ONU foi motivada pelo desejo das nações de evitar, por meio de esforço mútuo, conflitos armados e que gerações futuras não experimentem os horrores e danos provocados pela guerra. A ONU objetiva promover o progresso social, melhores condições de vida e garantir a paz e a segurança internacional.


50%
O aluno contempla parcialmente o comando do enunciado ao deixar de apontar o contexto no qual a Carta foi escrita, ou apontá-lo de forma extremamente resumida, como apontar apenas “pós-guerra”, por exemplo. É importante que o aluno seja capaz de associar o ano de 1945, em que finda a Segunda Grande Guerra, com o momento em que a ONU é fundada.

0%
O aluno incorre em erro em não apontar o contexto no qual a Carta, que viabilizou a fundação da ONU, foi escrita, e em não apontar os motivos que levaram à criação da ONU ou os objetivos da Organização, uma vez que eles estão descritos no suporte textual oferecido.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo da questão é auxiliar o aluno a compreender a criação da ONU no contexto do pós guerra. Caso a turma apresente dificuldade na questão, trabalhe com eles trechos da Carta das Nações Unidas em sala de aula disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf>., por meio de projeção ou impressão. O trecho citado pode ser utilizado em sala de aula. Aponte para o ano e o contexto no qual ela foi escrita, peça que um ou dois alunos leiam o trecho da carta e peça para indiquem as causas que poderiam ter levado à criação da ONU naquele mesmo ano. Peça para que identifiquem verbalmente os principais objetivos dessa organização que estão expostos no trecho lido. Trabalhe com os alunos também, se possível, o símbolo da ONU, demonstrando o significado do seu desenho e de suas cores e relacione-os com objetivo do órgão. Dessa forma, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar as causas que levaram à criação dessa organização e os seus principais objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário