EF01CI03 - Hábitos de higiene - Atividades para imprimir (PDF)

 

1. Nesta atividade, os alunos devem identificar a escova de dentes como o objeto que está relacionado ao hábito de higiene bucal, evitando as cáries. Os demais objetos estão relacionados a outros hábitos de higiene importantes, como lavar os cabelos, lavar as mãos e limpar as orelhas. Comente que as hastes flexíveis devem ser usadas com cautela e apenas pelos adultos. Caso os alunos tenham dificuldades em realizar a atividade, retome o conteúdo sobre os cuidados com a limpeza do corpo. 

2. Alternativa D. 
Nesta atividade, os alunos devem identificar as mãos como a parte do corpo que devem ser lavadas antes das refeições, para evitar o contato com microrganismos e com a sujeira. Os alunos que acertaram a questão sabem identificar a importância de lavar as mãos antes das refeições. Caso eles tenham dificuldades em realizar a atividade, retome o conteúdo sobre os hábitos de higiene necessários para a manutenção da saúde.  

3. Tomar banho. 
A atividade exige que os alunos diferenciem os hábitos de higiene que devem ser diários daqueles que devem ser realizados esporadicamente. Cortar as unhas e cortar o cabelo não são hábitos diários de higiene, eles devem ser realizados de vez em quando. Já tomar banho é um hábito de higiene que deve ser diário. Caso eles tenham dificuldades em responder à atividade, retome o conteúdo sobre os hábitos de higiene diários e esporádicos. 

4. Nesta atividade, os alunos devem associar de forma correta os cuidados com a higiene aos objetos correspondentes. Eles devem associar o sabonete a lavar as mãos; o lenço de papel a assoar o nariz; a escova de dentes a escovar os dentes; o xampu a lavar os cabelos. Caso eles tenham dificuldades em associar o objeto ao hábito de higiene, retome os conteúdos sobre os cuidados necessários com a higiene para manter a saúde do corpo. 

5. Alternativa A. 
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer os hábitos de higiene que devem ser diários e os hábitos de higiene que devem ser realizados de vez em quando. Dessa forma, devem assinalar a alternativa “cortar as unhas”, que não precisa ser realizada todos os dias. Escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos devem ser hábitos diários de higiene. Caso os alunos tenham dificuldades em realizar a atividade, retome o conteúdo sobre os hábitos de higiene diários e esporádicos. 

6. A atividade exige que os alunos reconheçam os hábitos de higiene e completem as palavras, promovendo a alfabetização. Caso eles tenham dificuldades em completar as letras faltantes, copie a resposta no quadro de giz para que os alunos reproduzam na atividade.  

7. Após ir ao banheiro, devemos sempre nos limpar com papel higiênico ou com água e sempre dar a descarga.
Nesta atividade, os alunos devem completar a frase com as palavras disponíveis no quadro. Caso tenham dificuldade na resolução da atividade, leia a frase com as palavras que devem ser escritas nos espaços em branco e, em seguida, leia as frases do quadro. Se necessário, retome o conteúdo, que trabalha os cuidados necessários com a higiene do corpo. 

8. Alternativa D. 
Os alunos devem identificar as hastes flexíveis como os objetos que não devem ser usados para a higiene do corpo no momento do banho. Explique que o xampu, a esponja e o sabonete são usados na higiene do corpo. Caso eles tenham dúvidas ao responder à atividade, retome a questão do banho como hábito de higiene para manter a saúde do corpo. 

Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário