EF01CI06 - Atividades - Animais hábitos noturnos e diurnos (PDF)

1. Os alunos devem reconhecer os animais com hábitos noturnos e os animais com hábitos diurnos. Explique-lhes que animais noturnos são aqueles que saem para se alimentar à noite e dormem de dia, e os animais diurnos são aqueles que saem para se alimentar de dia e dormem à noite. Caso os alunos tenham dúvidas em relação à resolução da atividade, retome o conteúdo que aborda os animais com hábitos diurnos e noturnos. 

2. Nesta atividade, os alunos devem reconhecer as diferentes fases do ciclo de vida de uma tartaruga marinha, desde quando eclode até se tornar adulta. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, ajude-os na comparação entre as imagens, principalmente entre a forma juvenil e a adulta da tartaruga marinha; retome também o conteúdo sobre as mudanças pelas quais os seres vivos passam. 

3. Alternativa C.
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer a semente na alternativa C. As outras imagens mostram a fase de vida juvenil e adulta de uma planta. Eles devem entender que, com o passar dos dias, as sementes se desenvolvem e crescem. Caso os alunos tenham dúvida quanto à resolução da atividade, retome o conteúdo que aborda a percepção da passagem de tempo por meio das plantas. 

4. Fernando cresceu e aprendeu a andar. 

Os alunos devem reconhecer que Fernando cresceu e aprendeu a andar, o preenchimento das vogais para completar a frase favorece o desenvolvimento da alfabetização. Nesta atividade, eles devem identificar a importância da sucessão de dias, meses e anos para o desenvolvimento das pessoas. Caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo que aborda as mudanças pela qual as pessoas passam. 

5. Alternativa D.
Os alunos devem reconhecer as mudanças na vida das pessoas com o passar do tempo, como a troca de dentes, aprender a falar e crescer. Caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo que mostra as mudanças que ocorrem na vida de uma criança. 

6. Alternativa A. 
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer as mudanças que ocorrem nos seres humanos no decorrer do tempo e que elas ocorrem em razão do desenvolvimento. Dentre as alternativas, a única que corresponde ao número 2 é “aprendeu a andar”, as outras alternativas ocorrem posteriormente, depois que as crianças estiverem mais crescidas. Se os alunos manifestarem dificuldades na compreensão do exercício, leia novamente e estimule-os a refletir. Caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo que trata como a mudanças no corpo podem servir para a percepção do tempo. 

Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário