EF06GE01 - Atividade de geografia 6ºano - Fluxo de turistas no Brasil

Leia o seguinte trecho de uma notícia.

O brasileiro está mais interessado em viajar pelo próprio país. Segundo o levantamento de Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 23% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses. Desse grupo, 77,4% devem ir a destinos nacionais – maior número registrado para abril dos últimos dez anos. Os demais 19,5% devem viajar a destinos internacionais e 3,1% não decidiram para onde vão.

EBC. Aumenta interesse do brasileiro por viagens nacionais.

Disponível em:
<http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/05/aumenta-interesse-do-brasileiro-por-viagens-nacionais>. 

Esse trecho apresenta a situação do fluxo de turistas no Brasil. Pensando na preservação da identidade local, qual seria o impacto de tal situação?

Objeto de conhecimento:
Identidade sociocultural.

Habilidade (EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Grade de correção


Espera-se que os alunos identifiquem os impactos que o aumento de turistas causa nas cidades visitadas, pois eles carregam consigo os costumes dos seus locais de origem. Se a quantidade de turistas for muito grande, pode ocorrer a mistura dos costumes dessas duas sociedades, descaracterizando a identidade local, ou mesmo levando ao esquecimento de costumes tradicionais. Além disso, a grande quantidade de turistas pode deteriorar monumentos históricos, bem como aumentar a quantidade de esgoto e lixo e causar impacto no sistema de coleta e destino dos detritos na localidade.

X
É possível que surjam respostas diferentes, indicando a dificuldade dos alunos em identificar como a mudança no fluxo de pessoas de outros lugares influencia na modificação da paisagem.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A transformação do espaço geográfico depende da interação das pessoas com os lugares em que elas convivem. Antes do desenvolvimento dos meios de transporte, os lugares ficavam mais isolados, com influência predominante de sua população, o que fortalecia a identidade desse local. Com a evolução dos meios de transporte, as pessoas começaram a se locomover mais, frequentando lugares que antes ficavam mais isolados, e com isso passaram a influenciar e sofrer influência de outras culturas, contribuindo para a descaracterização da identidade do local e para o abandono de costumes tradicionais. Caso os alunos não consigam identificar essas mudanças, é importante retomar a relevância da relação entre as pessoas e o lugar para a criação da identidade da população local, como comidas típicas, danças e outros costumes. Entendendo esse processo, será fácil para os alunos identificar o problema da descaracterização da identidade com o aumento de fluxo de pessoas vindas de outros locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário