EF06GE02 - Tribo Guarani Kaiwoá - Exercício 6ºano com gabarito

O parágrafo a seguir foi retirado de uma notícia sobre uma tribo Guarani Kaiwoá na comunidade de Peylito Kue. Leia-o e responda à questão.

“Vivemos na miséria porque não tem mais floresta, nem bicho pra gente caçar. Só tem fazenda com soja e pasto [ao redor das terras que os índios reivindicam]”, diz o cacique de Laranjeira Ñanderu, Farid Mariano. “Podem nos oferecer o que for, o que queremos é permanecer onde nossos antepassados morreram. E vamos permanecer. Para o índio, conforto é ter nossa terra”, acrescenta Mariano, explicando que, se a área for reconhecida [como reserva], dezenas de famílias indígenas que abandonaram o grupo devido à falta de terras poderão voltar a viver na aldeia devidamente ampliada.

RODRIGUES, Alex. Indígenas reivindicam outras áreas que teriam pertencido a antepassados. Disponível em:

<http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/01/indios-da-reserva-dourados-reivindicam-outras-areas-que-garantem-ter>.

Essa tribo vive em uma paisagem cujo entorno foi modificado pela atividade agrícola, o que agrediu o meio ambiente e provocou a extinção de espécies. Com base nos hábitos de alimentação e produção agrícola dos povos originários, explique por que as paisagens citadas no texto são tão diferentes.

Objeto de conhecimento
Identidade sociocultural

Habilidade (EF06GE02)
Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Grade de correção


Espera-se que os alunos abordem as técnicas utilizadas pelos povos originários que não comprometem o equilíbrio do meio ambiente, como a caça, a extração ou a agricultura itinerante.

X
É possível que surjam respostas diferentes, como os alunos apenas descreverem as diferenças entre os elementos da paisagem de uma cidade e os de uma tribo de povos originários. Nesse caso, aborde a necessidade de retomar as diferentes técnicas utilizadas por esses povos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
As paisagens se modificam com a presença humana e dependem dos hábitos das sociedades nelas inseridas. Para responder à questão, os alunos precisam entender a diferença entre paisagens natural e cultural e que o modo como a sociedade interage com a paisagem influencia as transformações na paisagem. Caso esses aspectos não sejam identificados, discuta, em uma abordagem que auxilie a compreensão dos alunos, o conceito de cultura como resultado do trabalho humano. A partir disso, use o exemplo da questão (uma cidade e uma tribo) para explicar as diferentes técnicas de produção e os diferentes hábitos de consumo para justificar mudanças mais rápidas que outras. Dessa forma, espera-se que os alunos compreendam, de forma aprofundada e contextualizada, as diferenças entre paisagens antrópicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário