Avião sobrevoando plantação de soja, 2014.
A fotografia acima apresenta um exemplo do cultivo de soja. Observe-a.
De acordo com a sua observação, indique a alternativa correta.
a) Podemos identificar o ambiente natural e a plantação de soja, característicos de uma paisagem natural.
b) Na imagem podemos observar duas fases de cultivo, uma com a plantação mais antiga, com as plantas mais desenvolvidas, e a outra com o plantio recente.
c) A imagem é característica do cultivo em pequena propriedade onde predomina a agricultura familiar e o uso de pouca tecnologia.
d) Na imagem podemos identificar uma grande propriedade. Esse tipo de propriedade faz uso de alta tecnologia, como sementes modificadas e maquinários para aumentar a produtividade.
Objeto de conhecimento
Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
Habilidade
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
Justificativas
a
Na imagem há a presença do cultivo, fruto do trabalho humano, caracterizando uma paisagem cultural.
b
Na imagem identificamos a vegetação do ambiente natural e o cultivo de soja, não duas fases de desenvolvimento do mesmo cultivo.
c
A presença do avião jogando pesticida traz características do cultivo em grandes propriedades, com uso de tecnologia.
d
A imagem mostra o cultivo de soja em uma grande propriedade. As grandes plantações utilizam tecnologias avançadas, tanto nas modificações de semente, nos insumos e na utilização de máquinas como para aumentar a produtividade. (correta)
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso os alunos escolham outra alternativa, proponha uma discussão para identificar, em um primeiro momento, a diferença entre paisagem natural e paisagem cultural. Depois, identifique as diferenças entre a agricultura familiar (como predomínio de pequena propriedade com mais de um tipo de produto cultivado e a maioria sem muita tecnologia empregada) e a grande propriedade (como grande área de cultivo, uso de tecnologias avançadas, máquinas agrícolas e sementes modificadas em laboratório, visando grande produtividade). Por meio dessa comparação, espera-se que a turma compreenda como a produção de monocultura ocorre, assim como outras formas de produção agrícola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário