EF06GE10 Atividade com gabarito - Plantio de mandioca no Amazonas

Leia o trecho a seguir.

É possível aumentar a produtividade dos plantios de mandioca no Amazonas ocupando áreas menores, evitando desmatamento e garantindo maior oferta de alimento e rentabilidade para o agricultor. Esse exemplo foi demonstrado a agricultores de Beruri, município localizado na região da foz do rio Purus, durante o Dia de Campo Cultivo de Mandioca em Terra Firme, promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, no dia 2 de dezembro [de 2014]. Agricultores, vindos de cinco comunidades do município, puderam verificar que a produção do plantio de mandioca com adoção das técnicas recomendadas resultou em 36 toneladas de raiz por hectare, três vezes mais que a média de produção do Estado.

EMBRAPA. Projeto demonstra técnicas para aumento de produtividade de mandioca no AM. Disponível em:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2317375/projeto-demonstra-tecnicas-para-aumento-de-produtividade-de

Com relação às técnicas, assinale a alternativa correta.

a) São técnicas rudimentares, usadas principalmente em propriedades familiares.

b) As técnicas foram desenvolvidas para adaptar cultivos em diferentes locais, uma vez que servem para todos.

c) As técnicas envolvem desde as mais tradicionais, como o manejo do solo, até técnicas mais modernas, como a seleção de sementes e o uso de insumos químicos.

d) As técnicas são modernas, com muita tecnologia envolvida, e são utilizadas em grandes propriedades, com a intenção de aumentar a produtividade.

Objeto de conhecimento
Biodiversidade e ciclo hidrológico.

Habilidade
(EF06GE10)
Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

Justificativas

a
Há técnicas tradicionais e técnicas mais modernas, e elas são usadas tanto nas pequenas propriedades como nas grandes.

b
Nem todas as técnicas desenvolvidas podem ser utilizadas em todos os lugares. Sua eficiência vai depender da adequação ao tipo de clima, de relevo, da proximidade com a água, por exemplo.

c
As técnicas podem ser rudimentares ou podem ser desenvolvidas com muita tecnologia agregada. (correta)


d
Há técnicas tradicionais e técnicas mais modernas, e elas são usadas tanto nas pequenas como nas grandes propriedades.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Nesta questão espera-se que os alunos compreendam que os vários tipos de técnica estão presentes tanto nas pequenas propriedades (de agricultura familiar) quanto nas grandes propriedades. É possível que haja respostas diferentes. Nesse caso, trabalhe com exemplos de fatores que influenciam o cultivo. A variação climática ao longo do ano e o uso contínuo do solo são fatores que afetam a produtividade em grandes, médias e pequenas propriedades, por isso há a presença do uso de técnicas em todas elas. A diferença é a tecnologia envolvida: as pequenas propriedades, de produção familiar, não conseguem investir em muitos recursos tecnológicos, então na maioria se utilizam técnicas mais rudimentares (mais tradicionais) e as grandes propriedades conseguem investir em técnicas que utilizam tecnologias mais avançadas e modernas. Ressalte que elas são distribuídas de forma desigual, que dependerá de aspectos socioeconômicos e das características físicas e químicas do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário