EF09HI06 - Governo Getúlio Vargas - Exercício 9ºano com resposta

Objetos de conhecimento
O período varguista e suas contradições
A emergência da vida urbana e a segregação espacial
O trabalhismo e seu protagonismo político

Habilidade (EF09HI06)
Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

Leia o trecho a seguir:

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é uma compilação de leis trabalhistas brasileiras elaborada no governo do então Presidente Getúlio Vargas e promulgada no Brasil em 1º de maio de 1943 por meio do Decreto-Lei n. 5243. Nesse documento legal, foram reunidas normas de direito individual e coletivo de trabalho, de fiscalização do trabalho e de direito processual do trabalho.

CEZAR, Frederico. O processo de elaboração da CLT: Histórico de consolidação das leis trabalhistas brasileiras em 1943. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, ano 3, ed. 7, p. 13.

Explique a importância da promulgação da CLT para a consolidação da figura de Getúlio Vargas como um líder popular.
De acordo com o suporte textual oferecido, uma das principais contribuições do governo varguista foi a criação das leis trabalhistas, consolidando reivindicações do movimento operário, o que permitiu amplo apoio e consequente consolidação de Vargas como líder político popular. Ao regulamentar as condições de trabalho do trabalhador no Brasil, Getúlio Vargas oficializou uma série de garantias e angariou para si o apoio de grande parte da população.

O objetivo da questão é auxiliar o aluno na compreensão do principal impacto do governo varguista em relação ao operariado e aos trabalhadores brasileiros e à consolidação de sua figura como líder populista. Caso os alunos apresentem dificuldade na questão, trabalhe com eles em sala de aula cordéis que retratem aspectos do governo de Vargas, sendo que o “Credo” Varguista de Cuíca de Santo Amaro é um exemplo útil para isso (Disponível em: <www.pcdobba.org.br/joao-augusto-delima-rocha-cuica-de-santo-amaro-e-o-culto-de-getulio-vargas>.) Utilize em sala de aula o cordel citado e se possível outros que apontem para as conquistas trabalhistas oficializadas durante o seu governo. Trabalhe com os alunos o caráter populista de Vargas e a sua imagem positiva destacada nos cordéis. Peça para que os alunos identifiquem nos versos o apoio popular dado ao presidente. Dessa forma, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar o elemento trabalhista como o principal recurso utilizado pelo presidente Getúlio Vargas para obter o apoio popular e ampliar a sua força política.

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