EF09HI13 - Exercício com gabarito

Leia o texto a seguir:

Os Estados Unidos, que haviam se tornado a potência industrial e financeira mundial após a Primeira Guerra Mundial, diante da quebra da Bolsa de Nova Iorque e a disseminação da depressão para praticamente todo o globo, recuavam em sua atuação internacional. De maneira geral, a década de 1930 foi marcada pela permanência das incertezas herdadas da década anterior: questionava-se, de um lado, o liberalismo econômico, considerado como o responsável pela Grande Depressão, e de outro lado, o liberalismo político que, em tempos de crescimento das demandas sociais e trabalhistas, fortalecia ou os movimentos comunistas e socialistas, ou ainda os movimentos totalitários.

SAES, Alexandre Macchione; SAES, Flávio A. M. de. História Econômica Geral. 1. ed. São Paulo: Saraiva. 2013. 

Disponível em: <https://bit.ly/2MVEkT1>. 

Com base nas informações fornecidas, assinale a alternativa que descreve uma consequência da situação econômica citada no texto acima para o cenário político europeu na primeira metade do século XX.

a) O aumento das exportações em 1929 fortaleceu a revolução russa comunista.

b) A crise capitalista de 1929 possibilitou o questionamento do modelo capitalista vigente.

c) A alta do dólar americano em 1928 favoreceu as repúblicas socialistas a se consolidarem.

d) A extinção da Bolsa de Valores de Nova York em 1930 dificultou a ascensão do nazismo.

e) A onda migratória de americanos em direção à Europa fortaleceu os partidos nacionalistas.

Objetos de conhecimento
A crise capitalista de 1929
A emergência do fascismo e do nazismo

Habilidades

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.

(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).

Justificativas

a
O suporte textual não faz referência ao aumento de exportações no ano de 1929 e não relaciona a ascensão e consolidação da URSS com a crise do liberalismo norte-americano.

b
De acordo com o suporte textual, a crise capitalista de 1929 gerou uma série de questionamentos tanto econômicos quanto políticos que viabilizaram o fortalecimento e a ascensão ao poder, sobretudo, no caso alemão e italiano, de partidos de extrema direita. (correta)


c
A cotação do dólar americano no ano de 1928 não é mencionada no texto e não está relacionada à implementação ou à consolidação de repúblicas socialistas no continente europeu. O aluno que seleciona essa alternativa relaciona, de maneira equivocada, a crise do capitalismo com as repúblicas socialistas.

d
O movimento nazifascista se fortaleceu na Europa devido, principalmente, à dificuldade de recuperação financeira das nações europeias a partir de 1929. Sendo assim, a crise facilitou a ascensão do nazismo, e não a dificultou.

e
Ainda que seja parte da realidade contemporânea do Ocidente que migrações internacionais levem ao fortalecimento de partidos nacionalistas, não houve onda migratória proveniente dos Estados Unidos para o continente europeu nesse contexto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo da questão é auxiliar o aluno a perceber os efeitos mundiais da crise de 1929. Caso a turma apresente dificuldade na questão, trabalhe com os alunos os efeitos da crise de 1929 especificamente no caso alemão. Demonstre a fragilidade da economia alemã da época por meio de fotos e imagens que retratem a pobreza e a crise econômica da Alemanha, reflexos das dívidas e dos prejuízos oriundos da Primeira Guerra Mundial. Aponte para a crise de 1929 como um evento econômico devastador na economia alemã e que gerou grande insatisfação popular fortalecendo grupos de esquerda e partidos de extrema direita que, ao assumirem o poder, conduziram a Alemanha a um novo conflito também de repercussões mundiais. Dessa forma, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e relacionar a crise capitalista de 1929 com os grandes conflitos ocorridos na Europa na primeira metade do século XX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário