Exercício com habilidade EF06GE10 - Semiárido brasileiro

Leia o subtítulo de uma notícia sobre plantação no semiárido brasileiro.

[...] Depois de três anos sem plantação, a comunidade do assentamento rural Antônio Conselheiro, localizada na zona rural de Barra, na Bahia, consegue produzir, apesar da pior seca dos últimos 50 anos na região do Semiárido brasileiro.
Desde o ano passado, as famílias têm plantado mandioca, umbu, laranja, caju, milho, abóbora, banana, feijão, acerola e hortaliças com a ajuda de tecnologias implementadas pela Embrapa.

EBC. Apoio tecnológico garante produção agrícola em plena seca.

http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2013/04/apoiotecnologico-garante-producao-agricola-em-plena-seca

De acordo com o texto, qual alternativa indica a técnica usada no caso descrito?

a) Aração do solo, pois a exposição do solo ao sol aumenta a propagação de microrganismos e aumenta a fertilidade do solo.

b) Aração do solo, pois com a movimentação do solo, a água que se localiza abaixo pode emergir para a superfície, resolvendo o problema da falta de umidade.

c) Irrigação, com a qual a água é transportada em grandes tambores por carroças de tração animal para próximo das terras onde será realizado o cultivo.

d) Irrigação, com a qual o transporte da água é realizado por meio de valas ou canais, a fim de umedecer o solo.

Objeto de conhecimento
Biodiversidade e ciclo hidrológico.

Habilidade
(EF06GE10)
Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

Justificativas

a
A aração do solo ajuda na fertilidade, mas não na falta de água nas terras cultivadas.

b
Nem todas as regiões possuem reservas de água abaixo do solo.

c
Solução muito rudimentar e demorada; além disso, a utilização de animais para carregamento de materiais é ultrapassada.

d
Existem várias técnicas de irrigação. No sertão nordestino predomina a utilização de valas ou canais para o transporte de água com o objetivo de umedecer o solo, problema do caso descrito. (correta)


Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Esta questão tem como objetivo observar se os alunos compreenderam o conceito de irrigação e se o associam a um caso específico. Entre as alternativas, há duas que citam a explicação correta da técnica, porém só uma é eficiente no caso da falta de água. Caso haja respostas diferentes, inicie novamente uma abordagem sobre a importância do solo e da água para o cultivo na agricultura. Nesse caso, cite dois exemplos, como a paisagem seca do sertão do Nordeste e a paisagem mais úmida da região Sudeste, evidenciando que cada lugar do mundo apresenta uma característica física (com diferença no clima e na fertilidade do solo). Para superar cada uma dessas diferenças, foram desenvolvidas algumas técnicas que visam ao melhor desenvolvimento do cultivo. O manejo do solo, por exemplo, é utilizado para aumentar a fertilidade, e para cada região há uma técnica mais adequada às características locais. Já a irrigação tem por objetivo fornecer água de forma controlada para as plantações, resolvendo o problema de locais com escassez de chuva e/ou onde não há rios perenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário