Exercício habilidade EF08HI10 - Revolução de São Domingo (Haitiana)

Leia o texto abaixo.

“[...] a rebelião de escravos [São Domingo] [...] irradiou o medo por todas as colônias do Novo Mundo em que predominava a agricultura de latifúndio [...].” 

WADDELL, D. A. G. A política internacional e a independência da América Latina. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina. América Latina Colonial. São Paulo: Edusp/Brasília: FAG, 1999. p. 231. v. 2.

a) A que rebelião o texto faz referência? Qual foi seu desfecho?

b) Explique por que essa rebelião de escravos “irradiou o medo por todas as colônias do Novo Mundo”.

Habilidade
(EF08HI10)
Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
– Trabalhada parcialmente na questão, que envolve a descrição da revolução (sua singularidade) e as consequências dela.

Respostas

a) Espera-se que os alunos identifiquem a Revolução Haitiana e expliquem que ela foi liderada por escravos, ex-escravos e mestiços livres. Ao fim do processo revolucionário, os haitianos conseguiram a independência, e a escravidão foi abolida na ilha.

b) A revolução foi conduzida com muita violência contra a elite branca e pôs fim à escravidão. Por isso, a elite colonial de outras partes da América passou a temer que o mesmo pudesse acontecer nessas regiões.

Avaliação das respostas e reorientações
Caso os alunos apresentem dificuldades em responder à questão do item a, considera-se o aprendizado insatisfatório, pois é preciso descrever o evento e suas principais consequências. Nesse caso, peça aos alunos que retomem o conteúdo e releiam as partes sobre a Revolução do Haiti. Se tiverem dificuldades para responder ao item b, considera-se o aprendizado regular, pois não conseguem associar o conteúdo à interpretação de texto. Nesse caso, esclareça que a resposta é a descrição de uma consequência da revolução; no caso, o medo de uma revolução escrava demonstrado pela elite branca latifundiária de outros locais da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário