Exercícios habilidade EF08HI07 - Independência das Américas


Questão 1
Leia o texto a seguir e explique de que forma as mudanças na política colonial britânica ocasionaram os movimentos revoltosos nas Treze Colônias da América no século XVIII.

“Os colonos consideravam-se súditos e cidadãos britânicos. Sendo assim, eles diziam que só podiam ser taxados pelas suas próprias assembleias. A Coroa, o novo rei e seus ministros não queriam nem ouvir falar nesse tipo de argumento.”

TOTA, Antonio Pedro. Os americanos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 24.

Habilidade 
(EF08HI07)
Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
– Trabalhada parcialmente na questão, que envolve a identificação e a contextualização da independência das Treze Colônias britânicas na América.

Resposta
Espera-se que os alunos respondam que as revoltas coloniais começaram depois das tentativas de controle econômico da metrópole britânica sobre as Treze Colônias.

Foi por conta das tentativas de controle, expressas pela Lei do Selo e pela Lei do Chá, por exemplo, que os colonos protestaram contra a dominação do governo britânico, pois a metrópole passara a ter interesses muito distintos dos colonos. Essa forma de controle foi considerada ilegítima pelos colonos, pois cerceava, por exemplo, a liberdade de comércio. Uma das formas de protesto foi a chamada Festa do Chá de Boston.

Avaliação da resposta e reorientações
Caso os alunos apresentem dificuldades para responder à questão, considera-se que o aprendizado deles foi insuficiente, pois não conseguiram relacionar a fonte do enunciado ao conteúdo estudado. Solicite a retomada da leitura do texto citado, que aponta a insatisfação dos colonos com a taxação pela Coroa. Em seguida, solicite a retomada do conteúdo que trata do processo de independência das Treze Colônias britânicas da América.

Questão 2
Observe a imagem a seguir e faça o que se pede.

Betsy Ross presenteia o general George Washington com a primeira bandeira estadunidense, pintura de Edward Percy Moran, c. 1917. Biblioteca do Congresso, Washington, Estados Unidos.

a) Descreva os elementos da pintura que se relacionam com a independência estadunidense no século XVIII. 

b) Para os estadunidenses, a independência de seu país ocorreu em 1776. Já para os britânicos daquele período, a independência desse país efetivou-se em 1783. Explique a razão para essa diferença.

Habilidade
(EF08HI07)
Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
– Trabalhada parcialmente na questão, que envolve a identificação e a contextualização da independência das Treze Colônias britânicas na América.

Respostas

a) Espera-se que os alunos percebam que o quadro foi produzido com o objetivo de construir a memória e a história dos líderes e dos grupos que estiveram à frente do processo de independência. Trata-se de uma representação que engrandece e legitima a nova nação. Isso é evidente na utilização da palavra “glória”, que dá nome ao quadro. A bandeira aparece nas mãos de crianças e de uma mulher, sugerindo uma alegoria do nascimento do país. 

b) A diferença está na data de proclamação e de reconhecimento da independência estadunidense: os ex-colonos proclamaram-se independentes no Segundo Congresso da Filadélfia, em 1776. Para os Estados Unidos, essa é a data de independência. Já para os britânicos daquele período, a data foi a do acordo em que eles aceitaram a independência: o Tratado de Paris, de 1783.

Avaliação das respostas e reorientações
A questão do item a envolve a interpretação da imagem, relacionando-a tanto à independência estadunidense (retratada) quanto ao momento posterior de produção do quadro (idealização do processo). Demanda, portanto, certa habilidade dos alunos, e, se eles tiverem dificuldade em respondê-la, considera-se que o aprendizado foi regular.

Nesse caso, ajude-os com a interpretação da imagem, destacando o esforço de glorificação do processo de independência pelo artista. Se os alunos tiverem dificuldade para responder à questão do item b, considera-se que o aprendizado foi insuficiente, pois envolve o conteúdo estudado. Nesse caso, peça a eles que retomem o conteúdo sobre a declaração e o reconhecimento da independência.

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