Fascismo e nazismo na Europa - Atividade de História 9ºano com gabarito - EF09HI12, EF09HI13

Objetos de conhecimento:
A crise capitalista de 1929
A emergência do fascismo e do nazismo
A Segunda Guerra Mundial
Judeus e outras vítimas do holocausto

Habilidades
(EF09HI12)
Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).

Leia o texto abaixo:

O fascismo e o nazismo não se limitaram apenas a reagir ao comunismo, mas se tornaram eles próprios projetos de sociedade coletivistas [...] e emergiram como ideologias de organização do trabalho numa época em que a sociedade do trabalho estava em crise. Numa época de fortes tensões sociais e de classes, cooptaram os trabalhadores, ganharam o apoio das classes médias e da burguesia industrial, embora não tenham se subordinado a elas e concentraram seus objetivos na propaganda, no culto ao líder e no esforço de guerra.

SOUSA, Bertone de Oliveira. Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 7, n. 14, 2015, p. 161. Disponível em: <www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/229/pdf>.

Cooptar: fazer com que (alguém) se associe; aliciar, atrair.

Contextualize econômica e socialmente os fatores que permitiram a emergência de partidos de extrema direita no cenário político europeu na primeira metade do século XX. 

De acordo com o texto, os partidos de extrema direita, tais como aqueles associados ao nazismo e ao fascismo, ganharam o apoio de trabalhadores, da classe média e de grupos empresariais, fator decisivo para a emergência desses partidos no cenário político europeu. Devido às tensões sociais e às constantes crises econômicas vividas na Europa na década de 1920 e início da década de 1930, grande parte da classe média e dos trabalhadores passou a apoiar os partidos de extrema direita, que por sua vez passaram a ser vistos pelas elites industriais como uma alternativa política para a sociedade ao movimento comunista, em expansão no continente europeu. 

O objetivo da questão é auxiliar os alunos na percepção dos fatores que propiciaram a ascensão do fascismo e nazismo na Europa. Caso a turma apresente dificuldade na questão, retome com eles as principais propostas dos partidos nazista e fascista, na Alemanha e na Itália, respectivamente. À medida que as propostas forem sendo apontadas, peça para que os alunos identifiquem o grupo social que cada uma visava atender, a partir de uma discussão coletiva e colaborativa em sala de aula. É importante também abordar o contexto social no qual essas propostas foram formuladas. Para tanto, distribua em sala de aula textos impressos a respeito da história desses partidos. Peça para que os alunos, a partir da leitura dos textos distribuídos, façam no caderno um quadro comparativo sobre esses dois partidos, apontando suas principais diferenças e pontos em comum. Dessa forma, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e descrever os principais fatores e contextos que culminaram na emergência desses partidos políticos ao poder.

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