Habilidades EF08HI08, EF08HI11 - Interpretação com gabarito

Leia o texto a seguir e responda às perguntas.

“Na América espanhola, homens como Bolívar, San Martín, Mariano Moreno, Bernardo de Monteagudo, José Cecílio del Valle, Frei Tereza Servando de Mier apontavam oposições bastante claras; o Mundo Novo que surgia era para eles o lugar da liberdade, que se opunha à Espanha, reino do despotismo, da opressão e do arbítrio. A América era o espaço do novo, da esperança do futuro. [...] Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para Simón Bolívar, um representante das classes proprietárias venezuelanas, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de fulgurantes nações livres, que seriam exemplos para o resto do Universo.” 

PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1994. p. 6-8.

a) O que era liberdade para Bolívar? Que relação ele estabeleceu entre essa ideia e a política americana? 

b) Qual era o grupo social que Bolívar representava? Qual era o papel desse grupo na emancipação política das colônias da América espanhola?

Habilidades 
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
– Trabalhada parcialmente na questão, que trata do ideário de Bolívar.
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. 
– Trabalhada parcialmente na questão, que envolve o protagonismo e a atuação de um grupo social na luta pela independência na América espanhola.

Respostas
a) Espera-se que os alunos percebam que Bolívar associava a liberdade à emancipação política das colônias americanas em relação à Espanha.
b) Espera-se que os alunos identifiquem nas informações do texto o fato de que Bolívar representava os interesses da classe proprietária venezuelana, a chamada elite criolla. Foi essa camada social que conduziu os processos de independência na América espanhola, o que explica por que a realidade social nessas regiões não se alterou efetivamente após a independência. 

Avaliação das respostas e reorientações 
Se os alunos tiverem dificuldade para responder ao item a da questão, considera-se o aprendizado insuficiente, pois só é necessário localizar uma informação no texto citado. Nesse caso, apresente a eles a melhor forma de ler um texto, destacando palavras-chave, resumindo-o para localizar as informações mais importantes, com calma, quantas vezes forem necessárias para compreendê-lo.

Peça-lhes que refaçam o item até localizar no texto citado a relação entre liberdade e independência para Bolívar. Caso não consigam responder à questão do item b, ou não consigam aprofundar a resposta, construindo apenas uma paráfrase do texto, solicite a leitura do conteúdo didático que trata do papel exercido pelas lideranças criollas durante o processo de independência da América espanhola.

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