Hidrosfera - Exercício 6ºano com gabarito - Aquífero Guarani (EF06CI11)

 

Leia o texto a seguir:

O aquífero Guarani é um grande reservatório subterrâneo de água localizado na América do Sul a centenas de quilômetros de profundidade. Ocupa parte dos territórios do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai em uma área estimada de 1 087 000 km².

As palavras grifadas no texto sugerem que o aquífero Guarani pertence a que parte do planeta Terra?

a) Atmosfera.

b) Manto.

c) Hidrosfera.

d) Núcleo.

Objeto de conhecimento
Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Justificativas

a
O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe a atmosfera, que é formada por gases.

b
O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe o manto, uma camada interna da Terra que tem cerca de 2 900 km de profundidade e constituída, em grande parte, de um material muito quente e pastoso formado por rochas derretidas (magma).

c
O estudante identificou, corretamente, que o aquífero Guarani é composto de água subterrânea e, portanto, pertence à hidrosfera. (correta)


d
O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe o núcleo, que é a camada mais interna da Terra.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso os estudantes tenham dificuldade em compreender que o aquífero Guarani, mesmo sendo subterrâneo, constitui parte da hidrosfera, o professor pode levar para sala de aula um mapa em que o Sistema Aquífero Guarani esteja representado e mostrá-lo aos estudantes. Ele pode iniciar uma conversa sobre o que compõe a hidrosfera e esclarecer que, mesmo sendo subterrâneo, o aquífero Guarani faz parte da hidrosfera. Será interessante ainda reforçar com os estudantes que, embora a crosta seja muito fina em comparação às demais camadas da Terra, ainda assim ela tem muitos quilômetros de profundidade e abriga diversos reservatórios de água. A distância média entre o centro do planeta e sua superfície é de cerca de 6 371 km; a parte da crosta relativa aos continentes tem entre 20 km e 60 km de espessura, e a parte sobre a qual estão os oceanos tem entre 5 km e 10 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário