Preconceito social e étnico no Brasil - Atividade 9ºano EF09HI04 - Obra Clara dos Anjos de Lima Barreto

 

Objetos de conhecimento
A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações

Habilidade (EF09HI04)
Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

Leia o texto a seguir a respeito da obra Clara dos Anjos, do autor Lima Barreto:

Ao retratar os gestos repressivos lançados pela elite sobre quem quer que desejasse ultrapassar as barreiras sociais minuciosamente construídas, Clara dos Anjos denuncia o lugar estático no qual deveriam para sempre permanecer negros e pobres. Nesse sentido, a protagonista, menina mestiça e pobre, surge triplamente condenada: pela cor da pele, pela posição social e por almejar a ascensão. Em determinado momento do texto, o narrador [...] deixa explícito como o preconceito, seja ele social, étnico ou de gênero, encontra-se incrustado numa sociedade que se diz “cordial” e como, muitas vezes, pode passar despercebido.

LOPES, Elisângela; SILVA, Riverson. Lima Barreto e a literatura afro-brasileira: o preconceito social e étnico nas malhas da ficção.

Disponível em:
<www.letras.ufmg.br/literafro/autores/28-critica-de-autores-masculinos/445-lima-barreto-e-a-literatura-afrobrasileira-o-preconceito-social-e-etnico-nas-malhas-da-ficcao>. 

Lima Barreto (1881-1922), na obra Clara dos Anjos, expõe o preconceito social e étnico no Brasil. Suas obras e seus textos retratam a vida de trabalhadores que viviam nos subúrbios do Rio de Janeiro e que em geral eram de origem pobre e negros. Com base nessas informações, explique a importância da atuação de Lima Barreto, e outros escritores negros, e suas principais contribuições para a literatura brasileira e a questão social e étnica brasileira.

De acordo com o suporte textual oferecido, Lima Barreto, ao oferecer um retrato da sociedade brasileira, sobretudo, aquela que está inserida nos subúrbios e à sua margem, denuncia o preconceito social e étnico presente nessa sociedade que se diz cordial e sem preconceitos. Lima Barreto, como escritor negro, que denuncia as discriminações presente no Brasil, demonstra a importância da participação negra na literatura brasileira como forma de resistência e luta.

O objetivo da obra é apresentar a importância da atuação da comunidade negra no Brasil no momento de formação do Brasil República, por meio de um exemplo selecionado: Lima Barreto. Caso a turma apresente dificuldade na questão, trabalhe trechos do livro Clara dos Anjos (Disponível em: <http://bit.ly/2o0K5Ed>.), que podem ser expostos em sala de aula por meio de projeção ou de textos impressos, que expõem os preconceitos étnico e social presentes na sociedade brasileira. A partir da leitura desses trechos, conduza os alunos a uma discussão a respeito das formas de preconceito presentes no Brasil e que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano. Desmitifique o conceito do “Brasil sem preconceitos” a partir dessa discussão. Mostre a relevância, coragem e maestria do autor Lima Barreto em revelar esses aspectos da sociedade brasileira destacando o seu papel como escritor negro reconhecido na literatura brasileira. Dessa forma, espera-se que os alunos compreendam a importância e reconheçam a participação da população negra na sociedade como porta-vozes de suas questões sociais e afirmação de suas identidades, sobretudo, por meio da literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário